Uma enxurrada de lama e pedras provocada por fortes chuvas no povoado de Ambo, em Huánuco (nordeste do Peru), matou 28 pessoas e deixou 25 desaparecidas, de acordo com as autoridades locais. Ao menos 54 pessoas estão feridas.

O chefe da Defesa Civil, Hipólito Cruchaga, afirmou que 120 casas sofreram danos. O deslizamento de terra ocorreu na madrugada desta sexta-feira (2), já que, depois de fortes chuvas, muita água ficou acumulada em cima de um monte, provocando a enxurrada que causou o desastre.

Alguns corpos foram resgatados pela polícia no rio Huallaga, há vários quilômetros do local.

O governador da região de Huánuco, Jorge Espinoza, havia informado que toda a população, de 400 pessoas, havia desaparecido totalmente:

- Algumas pessoas se salvaram, mas a maior parte parece estar soterrada. A autoridade regional informou que as equipes de socorro continuam trabalhando na remoção dos escombros no bairro pobre de El Arroyito, na busca por sobreviventes. O departamento de Huánuco está localizado a 400 km da capital Lima.

O primeiro deslizamento aconteceu na última quinta-feira (1º) na cidade de Cancejos. As chuvas levaram a queda de uma colina sobre várias casas, provocando a morte de cinco pessoas. Horas depois, outro deslizamento, desta vez na localidade de Ambo, na mesma região de Huánuco, arrasou todo um bairro, destroçando as casas e arrastando seus habitantes até o curso do rio Huallaga.