As vendas por meio da internet cresceram 30% no ano passado na comparação com 2008, atingindo uma receita bruta de R$ 10,6 bilhões, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit.

Para 2010, a expectativa é de um novo aumento de 30% nas vendas sobre 2009. No ano passado, 17,6 milhões de consumidores fizeram compras pela internet, um aumento de 33% em relação ao total de compradores de 2008.

Para esse ano, a estimativa é de que os internautas consumidores cheguem a 23 milhões, o que representaria uma elevação de 35% de um ano a outro.

As categorias de produtos que puxaram o volume das vendas no ano passado foram livros, saúde, beleza e medicamentos, eletrodomésticos, informática e eletrônicos.

O valor médio gasto pelos consumidores nas compras na internet em 2009 foi de R$ 355, o que representou um aumento de 2% em relação ao tíquete de 2008.

Segundo a e-bit, os preços na internet no ano passado sofreram uma pressão para queda em razão da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca (fogões, geladeiras, lavadoras e tanquinhos).

O R7 já havia informado que as vendas em 2009 seriam muito fortes. Todos os segmentos esperavam alta no comércio online de Natal em relação a dezembro de 2008.