Presos tentam fugir de presídio de Arapiraca e acabam feridos por agentes penitenciários

04/03/2010 17:34 - Interior
Por Redação
Image

Na final da tarde desta quinta-feira (04), cinco detentos do presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, em Arapiraca, no Agreste Alagoano, conseguiram fugir pela laje da unidade prisional. Ao perceberam a tentativa de fuga, os agentes penitenciários reagiram e deflagraram vários disparos contra os presos. Quatro acabaram sendo recapturados.

Os reeducandos que tentaram escapar foram Maciel Lopes da Silva, Eder Wanderson da Silva, Alex Sandro da Conceição Bispo e João Paulo da Silva, além de Itakatiano dos Anjos Silva, este último foi recapturado durante a madrugada , às 03h, graças ao trabalho incessante dos agentes penitenciários daquela unidade.

A fuga aconteceu durante a visita desta quinta-feira, por volta das 16h30. Os detentos subiram na parte superior do módulo II e correram para a parte traseira do presídio quando pularam a cerca e entraram no terreno da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Na ocasião, os agentes penitenciários reagiram e houve disparos para conter a fuga, quatro foram recapturados no momento e encaminhados à Unidade de Emergência do Agreste para atendimento médico, já que estavam baleados. Dois foram feridos por balas de elastômeros (borracha) e já retornaram para o presídio, os outros dois já foram liberados e estão sendo transferidos para o PDLOS; enquanto Maciel Lopes da Silva encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) daquela unidade de emergência.

Alunos da Universidade Federal de Alagoas, que fica situada ao lado sistema prisional, acionaram os militares do 3º Batalhão. “Nós estávamos no Batalhão quando recebemos o chamado e, de imediato mandamos ao local as duas equipes do Pelopes e as equipes da Radiopatrulha, que conseguiram prender quatro detentos. No entanto, um deles ainda continua foragido”, disse a PM Marlete, plantonista do 3º BPM.

Foram recapturados João Paulo da Silva, Edér Wanderson da Silva, Marciel Lopes da Silva e Alexandro da Conceição Bispo. Eles foram encaminhados a Unidade de Emergência do Agreste, já que acabaram sendo atingidos por tiros e balas de borrachas. Dois deles já foram liberados e já voltaram para o presídio. Um dos feridos se encontra internado na UTI da UE do Agreste.

Segundo informações, ainda durante a fuga os presos que ficaram nas celas realizaram uma baderna, que horas depois foi contida pelos agentes penitenciários e pelos policiais que estiveram no local. A informação foi negada pela assessoria de comunicação da Intendência Penitenciária.

A operação contou também com o apoio da Polícia Militar.

Uniformes

A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) reafirma que a utilização de uniformes pelos reeducandos do Sistema Penitenciário de Alagoas é um requisito utilizado para dar mais dignidade aos presos.

Ações como essa visam preservar acima de tudo o próprio preso que, dentro da cadeia, é discriminado pelos companheiros até pela maneira de se vestir. Enquanto alguns têm o poderio econômico e faz isso através de suas roupas de marca, outros não possuem nem o que vestir e por isso são destratados pelos próprios companheiros. O uniforme veio tornar igual todos da população carcerária.

Para o Intendente Geral do Sistema Penitenciário, Cel PM Dário Cesar, isto é uma grande conquista e só veio somar para a realidade vivida dentro de cada unidade penitenciária. “Afirmações contrárias não acompanham o que acontece no Brasil e no mundo e nós não podemos deixar que Alagoas continue na contramão das coisas corretas. Hoje presenciamos os maiores presídios do país, inclusive os federais, todos com fardamento e isso é exemplo de organização. Pensamentos que discordam disso são de pessoa que nunca dirigiram unidades prisionais”, justificou Dário.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..