A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve divulgar nesta quinta-feira (4) o laudo do exame feito nos passageiros do navio ancorado em Búzios, na Região dos Lagos. Os dois mil passageiros e tripulantes estão proibidos de desembarcar depois que 195 pessoas apresentarem sintomas de vômito e diarreia.

Segundo a Anvisa, a determinação vai durar até que se saiba o que causou a doença e que o risco de contaminação seja descartado. A empresa responsável pela viagem informou que os passageiros e tripulantes estão recebendo assistência médica.

Na noite de quarta-feira (3), médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde de Búzios embarcaram para reforçar o atendimento aos doentes.


O navio “Vision of the seas” está com 1.987 passageiros e 765 tripulantes a bordo, segundo a Royal Caribbean International, empresa responsável pela embarcação. Uma equipe de médicos e enfermeiros do transatlântico prestou os primeiros socorros.

 

Viagem começou em Santos
Em nota oficial, a Royal Caribbean informou que acionou as autoridades locais e que nenhum hóspede desembarcou em Búzios, por motivo de segurança. A empresa afirmou que está investigando as causas dos problemas gastrointestinais e que toda a tripulação está a postos para atender os passageiros.

O “Vision of the seas” iniciou sua viagem em Santos (SP), no dia 1º de março, com escalas programadas em Búzios e Ilhabela. Ele retornaria a Santos no próximo dia 5, último dia de viagem.

 

Febre e tontura
A advogada Edileine Ferreira Leal está a bordo do navio com a família. Segundo ela, o filho de 6 anos também apresentou sintomas de vômito e diarreia. A advogada contou que o menino começou a passar mal por volta das 16h de quarta-feira (3). Em seguida, ele foi levado para o ambulatório do navio, onde foi atendido por médicos e enfermeiros.

“Meu filho teve febre, tontura, e agora já começou a vomitar também. De ontem à noite (terça) para até hoje (quarta) foi um horror. Muitas pessoas passaram mal ao mesmo tempo. E ninguém sabe dizer o que é. O meu filho mais velho comeu as mesmas coisas e não aconteceu nada. Colheram exame do meu filho e agora é só esperar pelo resultado”, disse a advogada.

Edileine disse, ainda, que não há previsão de quando o navio será liberado para partir em Búzios. Ela informou que o comandante e a tripulação fornecem novas informações sobre o caso a cada 30 minutos pelo rádio da embarcação. A advogada contou que as pessoas com sintomas receberam soro e energético.

 

Outro caso

Em janeiro de 2009, 464 pessoas que estavam a bordo de um cruzeiro com destino a Buenos Aires também passaram mal durante o trajeto Salvador – Rio de Janeiro. Durante a inspeção, algumas infrações foram detectadas e termos legais emitidos para correção das falhas. Problemas no teor de cloro em pontos de distribuição de água potável e na conservação de alimento perecível, como maionese, foram identificados pela Anvisa.