Ex-vereador denuncia fraude no recadastramento eleitoral em Chã Preta

04/03/2010 09:52 - Interior
Por Redação
Image

A cidade de Chã Preta, localizada na Zona da Mata Alagoana, está realizando o recadastramento Eleitoral Biométrico, desde dezembro do ano passado para diminuir fraude eleitoral no município. O ex-vereador Áureo Teixeira denunciou ao CadaMinuto que mesmo com o recadastramento está existindo manobras para aumentar o número de eleitores.

O ex-vereador veio a sede do CadaMinuto para denunciar Valdeci Simplicio e Nal de Epifãnio, ambos vereadores. Áureo acredita que os dois sejam os responsáveis em fraudar o número de eleitores no município. “Em Chã Preta existem 82% de eleitores em relação ao número de habitantes como pode isso? Queremos uma fiscalização da justiça sobre o caso”, alertou Teixeira.

A região Nordeste foi a que concentrou mais municípios designados a fazer o recadastramento, sendo que o estado de Alagoas liderou o número de cidades com 11 no total e, em segundo lugar, o Rio Grande do Norte com sete municípios.

Um grupo formado pelos presidentes dos partidos, PSDB, PSB, PMDB e DEM do município fiscalizaram o recadastramento e suspeitam de existir uma lista de pessoas vindas de Maceió, Rio Largo, Viçosa e de cidades de Pernambuco como, Correntes e Garanhuns que não tem nenhum histórico de vivencia no município.

Três relatórios com denúncias já foram entregues a Juíza da 5ª Vara eleitoral de Viçosa para investigar o caso. Segundo Áureo, um dos relatórios a juíza encaminhou a Polícia Federal como procedimento investigativo.

Quarenta e seis nomes estão sendo investigados. “A maioria dos eleitores cadastrados no dia 02 de março foi conduzida pelo vereador Nal, para fazer o recadastramento eleitoral com comprovantes de residência e conta de energia com o endereço da sede do Assentamento Santa Fé, onde Nal em envolvimento político” denunciou o ex-vereador.

Ele afirmou também que o recadastramento está sendo feito com o cartão de saúde distribuído, no hospital da cidade. “O cartão não prova nada que a pessoa resida em determinado local, desse jeito fica ainda mais realizar a fraude”.

A Juíza Ana Raquel afirmou que atuará no caso após investigação da Polícia Federal. O CadaMinuto não conseguiu falar com os vereadores acusados devido morarem na zona Rural. 

Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..