O Portal Brasil, lançado oficialmente nesta quarta-feira (03) para reunir 500 serviços e informações relacionadas ao Governo Federal, está fora do ar nesta quinta-feira (4). Na página inicial, o internauta encontra a mensagem “estamos trabalhando para melhorar o desempenho do Portal Brasil. Você poderá acessá-lo novamente em algumas horas”. Uma mensagem parecida foi divulgada por volta das 12h10 na conta @portalbrasil, no Twitter.

Também no serviço de microblog, foi divulgado logo em seguida: “vale destacar que o Portal Brasil é um sistema grande e complexo, desenvolvido em software livre, e estará em constante aperfeiçoamento”.
O portal foi criado para reunir dados que antes estavam dispersos em diversos sites. “Informações sobre como tirar a carteira de identidade, calendários de campanhas de vacinação e orientações sobre aposentadoria são exemplos dos conteúdos disponíveis”, diz a Agência Brasil.

O endereço será dividido inicialmente em 12 áreas temáticas: cidadania, saúde, educação, ciência e tecnologia, Brasil, cultura, economia, esporte, geografia, história, meio ambiente e turismo. O conteúdo também será segmentado para trabalhadores, estudantes, empreendedores e imprensa. O endereço tem recursos que permitem acesso de deficientes visuais e auditivos.

Segundo reportagem do IDG Now!, o novo portal consumiu até agora R$ 7,5 milhões de contrato anual de R$ 11 milhões firmado entre março de 2009 e março de 2010 com o Grupo TV1.

O site foi lançado nesta quarta oficialmente em Brasília, durante cerimônia da qual participaram ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Lula afirmou que com o portal não haverá mais segredo, tudo será publicado para todos os brasileiros”, informou a Agência Brasil. Lula teria classificado ainda o site como “uma espécie de Google nacional”, por conta da quantidade de informações que ele reúne.