Atividades de recreação com jogos de realidade virtual podem melhorar as funções motoras de pessoas que sofreram algum acidente vascular cerebral (AVC), informa um estudo apresentado nos Estados Unidos.
– É o primeiro estudo clínico aleatório que mostra que a realidade virtual utilizando o (videogame) Wii é confiável, segura e potencialmente eficaz na reabilitação da função motora após um AVC – explicou Gustavo Sposnik, autor do estudo realizado para a American Stroke Association.
Ao todo, 20 sobreviventes de derrames foram designados para praticar jogos virtuais de tênis e o Cooking Mama, no qual o jogador simula movimentos de cortar batatas, descascar cebolas, temperar pedaços de carne ou triturar um queijo – ambos games do Wii. Também foram aplicados jogos tradicionais, como cartas ou Jenga, que tem por objetivo empilhar e equilibrar blocos de madeira.
Ambos os grupos jogaram durante oito horas o videogame Wii ou as cartas e os blocos de madeira. Todos os participantes sofreram um derrame grave dois meses antes da experiência.
Como resultado, nenhum dos pacientes do grupo que jogou o Wii sofreu efeitos colaterais, enquanto uma das pessoas que jogou cartas se sentiu enjoada e com vontade de vomitar durante o teste.
A pesquisa buscava que os pacientes movessem os membros afetados, incentivando o uso das pequenas e grandes funções musculares motoras.
O grupo que usou o Wii mostrou “uma melhora significativa das atividades motoras e na velocidade”, disseram os pesquisadores.
– Basicamente, descobrimos que os pacientes do grupo Wii alcançaram melhores funções motoras, tanto finas quanto grossas, o que se traduziu em melhorias na velocidade e na força – explicou Sposnik, diretor da Stroke Outcomes Research Unit no Hospital de Saint Michael em Toronto, no Canadá.
Os pesquisadores acrescentaram que o Wii foi um sucesso ao ajudar as vítimas de AVC porque o sistema do jogo utiliza os mesmos princípios dos métodos da reabilitação tradicional, que incluem técnicas de repetição, tarefas de alta intensidade e atividades para os neurônios envolvidos na reorganização do cérebro, disse Sposnik.
Um estudo mais amplo está sendo feito para determinar se o Wii pode ser amplamente utilizado como forma de terapia para pacientes que sofreram derrames.









