Profissionais da Santa Mônica ministram palestra e Banco de Leite recebe vidros do Projeto Tetéia

26/02/2010 05:58 - Interior
Por Redação

As assistentes sociais da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) Elianete Correia (BLH), Marta Antônia de Lima e Simone Duarte e a enfermeira Arluzenir Barros ministram, no próximo sábado 27, palestra com o tema “Aleitamento Materno: vantagens para mãe e filho”. A apresentação, que acontecerá por volta das 10 horas, será voltada a adolescentes e colaboradores do Projeto Tetéia, em Marechal Deodoro.

Na ocasião, o Banco de Leite Humano (BLH) da MESM receberá a doação de 150 vidros arrecadados pelo projeto. Segundo a assistente social Elianete Correia, esse tipo de iniciativa é fundamental para garantir a doação de leite materno aos recém-nascidos da maternidade e de outras unidades hospitalares do Estado, incentivando assim que outras instituições também participem desse processo tão importante para a sociedade.

A demanda diária da MESM está entre 100 e 150 vidros. Com os recipientes são atendidos setores como os de UTI – Neo e Enfermaria Canguru. Elianete explicou que a aquisição dos vidros deve ser uma constante, pois durante o processo de manejo, esterilização e manutenção ocorrem perdas, necessitando, dessa forma, de constante reposição.

A importância do trabalho desenvolvido pelo BLH da Santa Mônica vai além dos cuidados nutricionais como fator primordial para o desenvolvimento do bebê. Elianete esclareceu que, segundo normatização do Ministério da Saúde, atualmente a orientação é que não ocorra a amamentação cruzada, tão comum até algum tempo atrás, quando mães “amas de leite” que tinham maior capacidade de produção de leite amamentavam os bebês de outras mulheres. “Por mais que pareça natural, esse processo pode acarretar transmissões de doenças, como HIV e hepatite, por exemplo. Por esse motivo trabalhamos também com a conscientização, visando à proteção da mãe e do bebê”, ressaltou.

Projeto Tetéia

Criada há seis anos, a Organização Não Governamental (ONG) Centro de Formação e Promoção da Cidadania, mais conhecida como Projeto Tetéia, acolhe 172 crianças e adolescentes de 2 a 18 anos.

O projeto, encabeçado por Marluce Rodrigues, oferece às crianças e adolescentes esportes como futebol e karatê, além de balé, curso de teatro e orientação psicológica e nutricional. Para Marluce, o foco do projeto é a cidadania. “O projeto colabora com a formação da cidadania dos atendidos. Espero que eles cresçam como cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres”, ressaltou.

O projeto tem sede no município de Marechal Deodoro na rua São Francisco de Assis, S/N, rodovia Edval Lemos Km 15, no bairro de Taperaguá.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..