O Corpo de Bombeiros informou, no início da madrugada desta quinta-feira (4), que uma pessoa foi encontrada morta na região central de São Paulo, vítima de um raio durante as fortes chuvas que atingiram a capital paulista nesta quarta (3).

O corpo foi encontrado na Praça Ilo Otani, no Pari, no Centro, localizada próximo à Ponte da Vila Guilherme. A região foi muito castigada pela tempestade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o chamado ocorreu por volta de 20 horas e informava que uma pessoa havia sido atingida por uma descarga elétrica.

 

De acordo com a Polícia Civil, a vítima é um boliviano de 24 anos. O caso foi para registro na delegacia do Bom Retiro.

Queda de árvore

Também nesta quarta, um homem de 75 anos morreu em decorrência dos ferimentos provocados pela queda de uma árvore na Zona Norte de São Paulo, após forte chuva. Ele foi atingido no acesso da Ponte da Vila Maria à Marginal Tietê.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o idoso chegou a ser levado com vida ao Pronto-Socorro da Vila Maria, mas morreu em seguida.
Chuva

A chuva forte durou três horas. Por volta de 21h, depois de mais um dia de caos, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura decretou o fim do estado de atenção na cidade. A Marginal Tietê chegou a ficar em alerta porque o Rio Tietê transbordou.

Aeroporto

O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, ficou fechado das 18h18 às 18h35 por causa da tempestade.

Trens

A chuva também provocou transtornos no Metrô. Na Estação da Sé, no Centro, a polícia foi chamada para conter um princípio de tumulto. Muitos passageiros não conseguiram embarcar nos trens, que trafegavam com velocidade reduzida.

Por volta das 21h15, as catracas foram abertas para a entrada dos passageiros. Muitos estavam esperando desde as 19h30.

Na Zona Norte, mais confusão. O acesso à Estação Jardim São Paulo (Linha Azul) ficou alagado. O local fechou entre 18h10 e 19h.

O temporal interrompeu ainda a circulação de trens das linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre as estações Brás e Tatuapé. A linha 10 (Turquesa) apresentou diversos pontos de alagamento entre as estações da Luz e Santo André.

Sem energia

Outro problema provocado pela chuva forte foi a queda de energia elétrica nas zonas Leste e Sul. De acordo com a Eletropaulo, por volta de 21h30, faltou luz em trechos dos bairros Brás, Mooca, Tatuapé, São Miguel Paulista e Itaim Paulista (parte Leste da cidade).

Na Zona Sul, faltou eletricidade em parte do Sacomã, do Ipiranga, da Saúde, do Planalto Paulista, da Aclimação e da Luz, este na região central.