Nesta terça-feira (02.02) acontecerá às 9h uma programação especial na Casa de Iemanjá localizada no bairro da Ponta da Terra em Maceió, para celebrar o Dia Municipal e Estadual de Combate à Intolerância Religiosa implantada oficialmente há um ano no calendário cívico de Alagoas. Trata-se de um marco para os adeptos das religiões de matrizes africanas, onde desenvolve-se a reflexão sobre o Quebra de Xangô de 1912, quando centenas de casas de axé foram destruídas e religiosos perseguidos.
A data é marcada por manifestações político-culturais com o objetivo de denunciar os casos de preconceito executados cotidianamente, além de buscar estratégias para coibir e punir os opressores. Neste ano, terá a implantação do projeto Diálogo Fraternos e a entrega do diploma de ordem ao mérito Oju Jangun, que em iorubá significa “os olhos dos guerreiros” – trata-se de uma homenagem para 10 personalidades (pessoas e grupos) que vem contribuindo para o combate da intolerância religiosa, a exemplo da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL).
Estarão presentes cerca de 200 pessoas de diferentes partes da capital alagoana. Três ônibus foram disponibilizados para buscar religiosos das casas de axé localizados nos bairros periféricos como Village Campestre, Eustáqio Gomes, Prado e Ponta Grossa; além de representantes de outras crenças, pesquisadores e ativistas de vários segmentos afros. Dentre as autoridades que confirmaram presença estão: o Excelentíssimo Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho; Wedna Miranda, Secretária Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; Álvaro Machado, Secretário do Gabinete Civil; o deputado estadual Judson Cabral que foi o autor da lei estadual; o vereador Galba Novais; o Coronel Mário da Hora, da Polícia Militar; o Dr. Flavio Gomes do Ministério Público; e o babalorixá Maciel, o patriarca da religião afro em Alagoas.
Na ocasião, também terá a exposição de telas “Ori Shá – A força que emana sobre a cabeça” de Salles Tenório, a apresentação artística dos ogãns e um toque afro seguido de um coffee breack no encerramento. A atividade é realizada pelo Nucab/Iyá Ogun-Té, Ponto de Cultura Quilombo Cultural dos Orixás, a Rede de Religiosos de Matriz Africana de Alagoas e conta com o apoio do Governo de Alagoas.
SERVIÇO
Celebração do Dia de Combate à Intolerância Religiosa
Dia: 02/02/2010 (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Casa de Iemanjá - Rua Dona Alzira Aguiar, nº 429, Ponta da Terra. Maceió-AL
Contatos: (82) 3231-0064 / 8819-5850 / 8819-6762.