O alagoano Tiago Fernandes, que completou 17 anos dois dias atrás, entrou para a história do tênis brasileiro na madrugada deste sábado, ao se tornar o quarto jogador nacional e o primeiro juvenil a conquistar um título de Grand Slam. Ele ergueu o troféu do Aberto da Austrália, ao derrotar o local Sean Berman, por 7/5 e 6/3.
Além de Fernandes, apenas Gustavo Kuerten (simples), Maria Esther Bueno (simples e duplas) e Thomaz Koch (duplas mistas) haviam vencido os maiores torneios do calendário internacional. O alagoano é também o primeiro juvenil a vencer um Slam, depois das tentativas frustradas de Edison Mandarino (1959), Thomaz Koch (62 e 63) e Luis Felipe Tavares (67), todos em Roland Garros; Ivo Ribeiro (1957) e Ronald Barnes (59), em Wimbledon.
Para completar seus feitos, Tiago marcou também o segundo título brasileiro no torneio da Austrália, repetindo a conquista de duplas de Maria Esther, em 1960. Ela também foi finalista de simples, mas saiu derrotada em 1965. O Brasil não sabia o que era ganhar um Grand Slam desde o tricampeonato de Guga Kuerten em Roland Garros, de 2001. No ano passado, Marcelo Melo perdeu a final de duplas mistas e Guilherme Clezar, de duplas juvenis, ambos em Paris.
Na final deste sábado, o brasileiro começou tenso e em desvantagem de 0/2. Mas rapidamente percebeu as falhas no forehand do australiano e começou a soltar seu bom saque. Virou para 3/2 e aproveitou a chance de quebra no 12º game. Na outra série, Tiago abriu 3/0, teve um pequeno vacilo mas voltou a derrubar o saque de Berman para chegar a 5/2.
Cabeça 14 do torneio e número 25 do atual ranking juvenil, Fernandes teve uma campanha espetacular em Melbourne. Depois de uma virada na estreia contra o francês Cedrick Commin, por 3/6, 6/3 e 6/4, passou pelo sueco Tobias Blomgren, 7/5 e 6/2, e aí eliminou o cabeça 4, o americano Mitchell Frank, 6/3, 4/6 e 7/5. Nas quartas, suou contra o coreano SUk-Young Jeong, 7/6 e 7/5, e depois anotou grande virada em cima do cabeça 2, o francês Gianni Mina, por 4/6, 7/6 e 6/2.
Tiago nasceu na cidade de Maceió e foi lá onde passou praticamente toda sua carreira juvenil, sempre com muito sucesso. No início de 2009, aceitou mudar-se para o centro de treinamento de Larri Passos, em Camboriú, e passou então a ser orientado pelo ex-técnico de Guga.
Pai de Thiago conversou com o Cadaminuto
Luiz Henrique Fernandes, pai de Tiago conversou com o Cadaminuto no meio do ano passado e contou que o tenista precisou ir morar no sul devido a seu nível e por isso está atualmente em um centro de treinamento mundial, destacando que essa é a vocação do filho. “Ele já está no tênis de competição, e passou a fazer viagens internacionais. Até os dez anos ele treinava no Jaraguá tênis clube e a partir daí, começou a competir a nível de Nordeste e depois em outras regiões e em países da América do Sul e Europa.”.
Ele explicou que no sul, o tenista tem um contrato baseado em um sistema de desempenho e que quando ele estava em Maceió costumava acompanha-lo durante os treinos, principalmente quando ele era mais jovem. “Esse sempre foi o sonho do Tiago e agora ele está mais experiente, só que o tênis é uma profissão difícil. Ele tem treinado duro e o futuro é imprevisível”.
O presiente da FAT, Wesley Miranda explicou que a realização de torneios no Estado está contribuindo para a visibilidade do esporte a nível local. “São quatro clubes e uma academia onde os futuros tenistas podem treinar. No ranking deste ano temos as categorias simples, duplas e infanto-juvenil. Nos torneios existem sete classes e um master e isso já é um grande passo”.
Ele destacou que o trabalho que vem sendo feito pela FAT está rendendo frutos e que por haver uma sede e uma estrutura ana cidade é possível preparar mais tenistas. “Um atleta como o Tiago sempre ajuda a mostrar que o esporte também está presente em Alagoas.Nossa perspectiva é disputar também a nível nacional, como o Circuito Rota do sol, em 2010”, contou
Alagoano lembra de Guga
O brasileiro Tiago Fernandes foi o primeiro jogador latino-americano a ganhar o torneio juvenil do Aberto da Austrália, após a vitória sobre Sean Berman, que jogava em casa, por 7-5 e 6-3.
Em um torneio dominado historicamente pelos jogadores australianos, Tiago precisou enfrentar altas temperaturas, que estiveram perto de 37 graus, e a pressão dos torcedores locais, que acreditam que Berman será o sucessor de Patrick Rafter e Lleyton Hewitt.
"Talvez ele estivesse um pouco nervoso por jogar a final perante o público australiano, sua torcida", disse Tiago, que tem como ídolo o maior tenista brasileiro de todos os tempos: Gustavo Kuerten. "É um \'tio\' incrível, tanto fora quanto dentro da quadra", disse o jovem campeão, que jogou ao lado de Guga no último torneio de duplas antes da aposentadoria do ídolo, no Aberto de Florianópolis em 2008.
"Enquanto treinava na semana anterior, me sentia tão bem que pensava na final, e agora sou o campeão. Estou muito feliz. Foi uma semana incrível para mim. Todos os jogadores são muito bons, mas eu joguei melhor. E agora quero desfrutar deste momento", disse, sem falsa modéstia.
Tiago garante que não vai relaxar, e promete: "na próxima semana vou treinar ainda mais". A partir de agora ele deve intercalar torneios juvenis com alguns profissionais