O Twitter liberou para todos os seus usuários a ferramenta Local Trends, que permite ver quais são os assuntos mais comentados em alguns países ou até em cidades específicas. Por enquanto, no Brasil o sistema mostra apenas o que está “bombando” no país ou em São Paulo.
A ferramenta começou a ser oferecida para alguns usuários, mas nesta terça-feira (26) ficou disponível para todo mundo. Em seu blog oficial, o Twitter diz que a ideia é proporcionar “um outro modo de as pessoas descobrirem o que é relevante para eles”.
– Os grandes eventos que acontecem no mundo sempre serão assunto das conversas globalmente, mas e os grandes eventos que só acontecem no seu mundo e só interessa para quem está perto de você? Ou as pequenas diferenças com que os moradores da Califórnia (EUA) sentem um acontecimento, como a vitória de Obama nas eleições, em relação a que está em São Paulo.
A novidade vem em um momento de dúvidas sobre o futuro do crescimento do Twitter. Depois de ter um início de 2009 com taxas de crescimento que chegaram a superar o 100%, o site encontra-se à beira da estagnação. Em março do ano passado, por exemplo, o crescimento foi de 131%, de acordo com dados da consultoria comScore.
O portal foi de 2,6 milhões de visitantes no começo de janeiro de 2009 para 17 milhões em abril, informa a rede de TV norte-americana CNN.
Mas agora a consultoria Compete diz que o número de usuários não mudou muito desde junho e os 22 milhões de usuários que acessaram o site em dezembro representam uma queda de 770 mil em relação ao pico de audiência do Twitter, registrado em agosto.
Mas alguns analistas e a própria empresa dizem que o número de usuários não deve ser visto como um fracasso, em razão de as pessoas que acessam o site estarem o usando o sistema mais do que nunca.









