A Apple deve lançar nesta quarta-feira (27) nos Estados Unidos, às 16h (horário de Brasília), o seu tablet – prancheta eletrônica com funções de computador e tela sensível ao toque.

A empresa enviou convites há pouco mais de uma semana a um grupo de jornalistas agendando para hoje um evento que mostrará ao mercado mais um produto.

Apesar de analistas e a imprensa terem especulado por meses que a Apple planeja um tablet para o primeiro semestre de 2010, a empresa nunca confirmou que desenvolve esse tipo de aparelho.

O iPod e o iPhone marcaram o antes e o depois na indústria da música digital e da telefonia celular, mas a Apple, criadora dos dois produtos, quer agora causar um reviravolta no setor editorial com seu lançamento.

Segundo a empresa de consultoria Sanford Bernstein, o tablet se transformará automaticamente em um sucesso e poderia vender cerca de 3 milhões de unidades em seu primeiro ano, três vezes mais que todos os computadores similares do mercado juntos durante 2009.

Aqueles que já viram o equipamento dizem que se trata de um elegante computador plano e leve, com tela sensível ao toque de cerca de 10 ou 11 polegadas e teclado virtual semelhante ao do iPhone.

A Apple não quer que seja um simples computador portátil, mas busca fazer dele uma plataforma para conteúdos editoriais como livros, revistas ou jornais, que permitirá fazer download de textos por um preço ainda não especificado e por meio de um procedimento simples, como ocorre com o iPod e a loja de música online iTunes.

Várias pessoas ligadas ao lançamento dizem que a Apple está negociando com editoras como a New York Times, a Conde Nast Publications e a HarperCollins Publishers, de propriedade da News Corporation, para chegar a um acordo de cooperação e vender conteúdos destas empresas no tablet.