A provável contratação do atacante Robinho pelo Santos, por empréstimo, junto ao Manchester City, da Inglaterra, vai reunir no mesmo elenco três gerações de jogadores que marcaram época na Vila Belmiro.
Afinal, estarão juntos Giovanni, de 37 anos e ídolo desde os anos 90, o próprio Robinho, que tem 26 e se destacou no começo desta década, e os jovens Paulo Henrique Ganso e Neymar, promessas que têm 17 e 20 anos, respectivamente, e estão se tornando realidade.
A única geração que conquistou títulos importantes foi justamente a de Robinho, que foi bicampeã brasileira, em 2002 e 2004, e encerrou um jejum de 18 anos sem conquistas.
Mesmo assim, o experiente Giovanni não goza de menos prestígio junto aos torcedores. Pelo contrario, há quem diga que o herói do vice-campeonato brasileiro em 1995 é o principal nome do Santos nos últimos anos.
Já os garotos Neymar e Paulo Henrique Ganso ainda precisam trilhar o caminho do sucesso no futebol nacional e possivelmente internacional. O primeiro se parece mais com Robinho, mas precisa se afirmar ainda mais. Já Ganso, por sua vez, vem encantando a todos com seu estilo de meia clássico e em alguns momentos, pela inteligência em campo, lembra Giovanni.
Outro nome na história do clube, o lateral-esquerdo Léo chegou a jogar com todos esses ídolos e, na sua opinião, a chegada do atacante do Manchester City tem tudo para dar certo.
“O Robinho é um talento nato e além de tudo o pessoal vai poder desfrutar disso. Quem viveu a era do Giovanni, pegou a do Robinho e agora essa molecada vai gostar. Vamos ver a somatória desses três momentos e ver o que o Santos pode arrumar na Copa do Brasil e no Campeonato Paulista”, disse.
As campanhas santistas nos campeonatos citados por Léo ainda são incertas. Porém, o torcedor alvinegro não poderá reclamar de uma coisa nesta temporada: a falta de ídolos e de atletas com identificação com o clube.