No primeiro encontro sobre o clima após o fracasso da conferência das Nações Unidas em Copenhague, representantes do bloco BASIC, formado por Brasil, China, Índia e África do Sul, tentam chegar a um novo acordo sobre formas de reduzir o aquecimento global. Os quatro países podem divulgar um fundo para os países menos desenvolvidos, de acordo com fontes ligadas à ONU. Os ministros do meio ambiente Carlos Minc, do Brasil, Xie Zhenhua, da China, Sonjica Buyelwa, da África do Sul, e Jairam Ramesh, da Índia, representam seus respectivos países na reunião indiana, que começou neste domingo e poderá prosseguir até o próximo dia 31.

Em Copenhague, 26 nações, incluindo o Brasil, assinaram um documento sem valor legal sobre formas de reduzir a emissão dos gases-estufa. No próximo dia 31 de janeiro, os países que assinaram o documento na Dinamarca devem apresentar formalmente suas metas para o clima. O novo relatório poderá servir de base para o tratado que deverá ser assinado na próxima conferência do clima, marcada para novembro, no México.

Para a ONU e as organizações não-governamentais, as decisões do BASIC são fundamentais para mudar o ritmo do aquecimento global. Dados do Greenpeace indicam que eles representam 41% da população mundial e são responsáveis por cerca de 30% das emissões de CO2.