Edécio Lopes e Seresteiros na Educativa FM

22/01/2010 14:28 - Carnaval 2010
Por Redação

O Aplauso deste domingo (24) faz homenagem ao saudoso radialista Edécio Lopes, autor de frevos que fizeram história e se transformaram em verdadeiros hinos dos carnavais alagoanos. O programa também apresenta especial sobre os Seresteiros da Pitanguinha, que este ano homenageia o alagoano e autor do mais importante dicionário da língua portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda.

O programa, que vai ao ar das 10h ao meio dia, na Educativa FM, emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), exibe algumas composições e conta um pouco da história de Edécio Lopes, pernambucano de nascimento, mas alagoano de coração que, ao ser homenageado pela Assembléia Legislativa, disse com muita propriedade: “Eu amo perdidamente esta terra. E por isso, modéstia à parte, eu mereço este título de cidadão honorário do Estado de Alagoas”.

Com mais de 50 anos de atividades radiofônicas, Edécio foi poeta, compositor e deixou três livros publicados: "Vaias & Aplausos" (de 1984), "À Guisa de Oração" e "Entardecendo", (2008). Tinha grande paixão pelo carnaval e todos os anos, já a partir de 1º de janeiro, o radialista apresentava no seu programa “Manhãs Brasileiras”, um desfile musical com marchinhas, sambas e principalmente muito frevo.

“Com certeza Edécio foi um dos maiores responsáveis pela divulgação e manutenção do frevo como símbolo maior do carnaval neste Estado”, diz Givaldo Kleber, idealizador e produtor do programa.

A Rádio Difusora de Alagoas também prestou sua homenagem a Edécio Lopes na última quinta-feira (21), quando fez um ano do seu falecimento, com um programa especial. Na ocasião, a emissora exibiu matérias de áudio na voz do radialista e trechos de entrevistas importantes que já realizou. O programa contou com a presença de familiares do radialista e depoimento de amigos. Edécio também será homenageado no dia 06 de fevereiro, durante o desfile do Pinto da Madrugada com o boneco "Edécio Lopes, o embaixador do frevo".

O Aplauso também vai exibir um especial com os Seresteiros da Pitanguinha, que chega a sua 7ª edição com o Baile de Máscaras, intitulado “Na terra de Aurélio a Palavra Dança Frevo”, marcado para acontecer no próximo dia 29, no Pavilhão do Centro de Convenções de Maceió.

O evento presta homenagem especial aos 100 anos de nascimento do escritor alagoano e autor do mais importante dicionário da língua portuguesa: Aurélio Buarque de Holanda. E para fazer uma prévia do que vai acontecer no próximo dia 29, a equipe do Aplauso preparou um repertório musical com canções da orquestra Spok Frevo do Recife, que será atração especial do Baile, além de novos e antigos sucessos dos Seresteiros da Pitanguinha.

Este ano, os Seresteiros também vão realizar a Primeira Matinê Infantil para os pequenos foliões. O evento acontece no Centro de Convenções, no dia 31 deste mês. Para quem quiser relembrar as outras edições do Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha, além de ouvir o Programa Aplauso, vale a pena conferir a exposição fotográfica que está em cartaz no Maceió Shopping.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..