Os astronautas que trabalham na ISS (Estação Espacial Internacional), um laboratório que fica a cerca de 400 km da Terra, ganharam nesta semana acesso direto à internet, por meio de uma conexão sem fio – até agora, eles usavam uma rede interna para enviar e-mails e notícias. Os posts dos astronautas no Twitter, por exemplo, eram enviados por esse sistema para um profissional na Terra, que publicava a mensagem na rede social.
A Nasa (agência espacial dos EUA), diz que o acesso vai permitir que os astronautas tenham uma comunicação privada com as pessoas na Terra, seguindo as mesmas regras existentes para servidores do governo dos EUA.
– Isso vai aumentar a qualidade de vida dos astronautas durante as longas missões, diminuindo o isolamento que existe por causa do cotidiano em um ambiente fechado.
O engenheiro de voo T.J. Creamer, que está na ISS, usou pela primeira vez o sistema nesta sexta-feira (22), ao fazer um post no Twitter sem qualquer ajuda. Ele anunciou o feito como "a primeira twittada feita do espaço".









