Associação comunitária de Paripueira monta espetáculo teatral e resgata história do município

14/01/2010 06:12 - Interior
Por Redação
Image

Águas Mansas, este é o significado, na língua Tupi, da palavra Paripueira. A cidade, localizada a 30 km de Maceió, possui uma cultura popular rica e diversificada. Artesanato, poetas populares, culinária regional e até uma conhecida Miss preservam a identidade própria da comunidade.

Para contar esta história, a Associação Comunitária e Beneficente Vila Ana Maria (Abevila) montou o espetáculo teatral Paripueira: Senhora das Águas. Esta semana, durante a festa de Santo Amaro, o público ficou admirado ao ver no palco o dia a dia da cidade, costumes e personagens, como a Miss Paripueira e o padroeiro do local, Santo Amaro.

Mas o que mais chamou a atenção dos presentes foi a realidade com que foram encenados todos os trejeitos de Ambrosina Maria da Conceição, a famosa Miss Paripueira. Falecida em 31 de maio de 1998, a Miss era desprovida de todo tipo de beleza. Recebeu o título da própria comunidade que estava acostumada a vê-la andando pelas ruas, pedindo dinheiro e usando roupas de cores berrantes e acessórios nada discretos.

“A peça foi montada por uma equipe de 40 pessoas. Destes, trinta são atores e atrizes da própria cidade. Estamos todos muito felizes com a receptividade do público. Inclusive, já recebemos convite para apresentar o espetáculo no mês de março em Maceió, durante evento no Centro de Convenções”, falou Juan Maurer, presidente da Abevila.

Hoje, a Abevila é Ponto de Cultura conveniado ao governo Federal. Isso se deu graças aos esforços da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em impulsionar atividades culturais nas comunidades e municípios. Em 2009, vinte novos Pontos foram conveniados ao Ministério da Cultura (MinC). Nesta ação, Secult e MinC investiram mais de R$ 800 mil.

Em Paripueira, o ano de 2010 promete ser movimentado na área cultural. A Abevila prepara cursos para crianças e jovens com a finalidade de resgatar folguedos da cidade. Neste contexto, durante o carnaval, será promovido um concurso para eleger uma nova Miss Paripueira. Qualquer pessoa, homem ou mulher, com idade mínima de 15 anos, pode participar. As “belas” interessadas no concurso podem obter mais informações pelo telefone (82) 9311-4664.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..