O projeto de acessibilidade a deficientes visuais do site do Gabinete Civil foi selado nesta terça-feira (12), em solenidade acontecida no Palácio República dos Palmares. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), o site serve de modelo ao se tornar totalmente navegável para internautas cegos.
A apresentação oficial teve a presença de técnicos do Itec, bem como de seu diretor-presidente, Luís Eugênio Barroca, que observou que a iniciativa deverá ser levada aos demais sites do governo do Estado. Segundo Barroca, tal difusão será facilitada pelo padrão adotado na maioria das páginas governamentais, que optam por simplicidade e clareza nos layouts.
“Além de buscarmos a plena inclusão digital para todos os alagoanos, pensamos, sobretudo, na inclusão cidadã, que vem junto a uma mudança de pensamento”, declarou o idealizador do projeto, secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.
Para ele, que vem acompanhando de perto as necessidades de pessoas com deficiências, é essencial que esta ação aconteça de forma continuada. “O aprimoramento da parceria entre Governo e sociedade será constante, seguindo as novas tecnologias”, comentou o secretário.
Por meio do download do sistema operacional Dosvox, software livre aprovado pelo Itec, aos usuários cegos é permitida a navegação por todo o site. Desenvolvido pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), o programa lê o conteúdo desejado via voz humana gravada, promovendo independência ao internauta com deficiência visual. Para que isso aconteça, os sites que desejam se tornar abertos devem adequar seus códigos-fontes. Foi o que fizeram os técnicos do Itec nesse projeto piloto, gerado sem ônus para o Estado.
Fundamentais para a conclusão da ação, os alunos da Escola de Cegos Cyro Acioli acompanharam o Gabinete Civil na fase de testes. Roberto Leite, deficiente visual que leciona informática na escola, foi parceiro no projeto. Ele conta que não constatou dificuldades ao navegar pelo site e que ele já pode entrar na lista de seus acessos diários. Roberto costuma visitar sítios de notícias e entretenimento, além dos voltados às necessidades das pessoas com deficiência visual.
Sobre o projeto do Gabinete Civil, ele elogia a sensibilidade e o pioneirismo do órgão. “Essa abertura é importantíssima, já que impulsiona a criação do hábito entre os usuários cegos de acessar informações do Governo”, comemora.
Sobre o site - O site do Gabinete Civil é utilizado como ferramenta para informar a população sobre os principais assuntos do Governo, além de ser referência em consultas legislativas, com um sistema aperfeiçoado de busca, contendo a Constituição Estadual de 1988 até hoje, além de leis, decretos e emendas constitucionais.
Com endereço www.gabinetecivil.al.gov.br, dispõe, ainda, de informações sobre ações e imagens históricas do Arquivo Público de Alagoas. Como conteúdo cívico, conta com a história da bandeira de Alagoas, do Hino do Estado (que também pode ser ouvido) e dos palácios Floriano Peixoto e República dos Palmares. Na secção do Cerimonial do Governo, todo o corpo gestor do Estado, secretarias e autarquias, está exposto.









