Leilão para energia em Arapiraca será em Maio, diz Ministro Lobão

13/01/2010 17:40 - Interior
Por Redação
Image

Em audiência realizada nesta quarta-feira, o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, garantiu ao senador Renan Calheiros, ao prefeito Luciano Barbosa, Presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e ao presidente da Mineração Vale Verde, Carlos Bertoni, que o ministério aposta no mês de maio para a realização do leilão para construção da subestação e linha de transmissão de Arapiraca.

A obra, estimada em R$ 150 milhões, será capaz de abastecer o Sertão e o Agreste alagoanos pelos próximos 20 anos. O ministro Lobão já esteve em Arapiraca, conhece detalhadamente o projeto, e só aguarda os últimos estudos da Chesf – inclusive de impacto ambiental – para a realização do leilão no próximo mês de maio. Atualmente Arapiraca já registra déficit no abastecimento de água e energia elétrica. Luciano Barbosa, seu prefeito, garante que este investimento estabelece “novo marco para o desenvolvimento de Arapiraca e toda a região, não só pela água e pela energia, mas pelas oportunidades de implantação de novas empresas, gerando empregos e renda”.

O empresário Carlos Bertoni, presidente da Mineração Vale Verde Ltda, é um entusiasta do projeto de mineração de cobre e ferro na região. O maior beneficiário é o município de Craíbas, onde já foram cubados aproximadamente 200 milhões de toneladas dos minerais.

A empresa espera concluir até o mês de julho os seus estudos de engenharia e, com o leilão de energia, poder partir para a obtenção dos financiamentos nacionais e internacionais para o empreendimento. Afinal, o orçamento da Mineradora é de aproximadamente R$ um bilhão, gerará dois mil empregos diretos e, quando em operação, um quadro permanente de 700 trabalhadores. Tais postos de trabalho gerarão outros tantos, principalmente na área de serviços (hospedagem, alimentação, transportes, mão de obra profissional, hotelaria, etc.).

Vale Verde

[Lobão recebe Renan, Luciano Barbosa e Carlos Bertoni] A necessidade de energia para mover a mineradora é basicamente o mesmo volume que serve para abastecer o município de Arapiraca, daí a dimensão do projeto. Aliás, a energia proveniente da subestação e da linha de transmissão servirá também para vários outros municípios do Sertão e do Agreste, beneficia o Canal do Sertão e proporcionará a instalação de outros empreendimentos de vulto na região. A Vale Verde, por exemplo, já está desenvolvendo projetos para a exploração de granito.


Bertoni garante que a energia e o projeto da mineradora de cobre e ferro “mudam o perfil econômico da região, hoje baseado no álcool, na cana, no fumo, açúcar, agropecuária”. E diz que a participação do senador Renan Calheiros “está sendo decisiva para deslanchar os projetos de desenvolvimento de Alagoas”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..