Incra garante área para assentamento de 79 famílias em Craíbas

06/01/2010 06:46 - Interior
Por Redação

As 79 famílias de trabalhadores rurais que ocupavam havia três anos a Fazenda Uruçu, localizada na zona rural do município de Craíbas e distante 145 quilômetros de Maceió, ganharam, nesta terça-feira (5), uma área com 285 hectares de terra.

A transferência para a nova área ocorreu de forma pacífica, com o acompanhamento de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/AL), da mineradora, do Gabinete Civil do Estado e de oficiais do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar de Alagoas.

A propriedade de 270 hectares foi adquirida em 2008 pela Mineradora Vale Verde, que realiza trabalhos de pesquisa e sondagem de jazidas de cobre, ferro, ouro e outros metais em 11 municípios da região, com um investimento total de R$ 400 milhões para produzir 160 milhões de toneladas de minérios, principalmente o cobre.

Após vários meses de negociação com os camponeses, a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas e o governo do Estado, a empresa decidiu comprar a Fazenda Vera Cruz, que possui 285 hectares e será transformada pelo Incra em área de assentamento rural a poucos metros da Rodovia AL-220, em Craíbas.

Em contrapartida, o Incra firmou o compromisso de desapropriar a terra para fins de reforma agrária, garantindo infraestrutura de água, luz e assistência para a produção e comercialização dos produtos agrícolas do novo assentamento.

Sete veículos, entre caminhões e ônibus, foram disponibilizados pela mineradora, que também doou lonas e cestas básicas para os camponeses montarem acampamento e levarem suas famílias para a outra área.

“Esse dia vai ficar marcado na história do nosso movimento. Depois de três anos de luta, finalmente conseguimos a nossa terra”, afirmou José Roberto de Souza, representante da coordenação estadual do MST na região.

A desocupação da área da mineradora e a transferência das 79 famílias de sem terra para a Fazenda Vera Cruz ocorreu ontem de forma pacífica, com o acompanhamento de representantes da mineradora, do Incra e do Gabinete Civil do Estado e de oficiais do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar de Alagoas.

Para o superintendente do Incra, Gilberto Coutinho, o acordo realizado em Craíbas serve de exemplo para Alagoas e, também, para o Brasil. “Com a junção de esforços conseguimos iniciar o processo para assentar dezenas de famílias na região. Esperamos que esse feito seja o marco de uma série de conquistas, a exemplo das 13 mil famílias já assentadas em todo o Estado”, completou Coutinho.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..