Delegacia de Penedo: Quase cinquenta fugas em apenas 12 meses

06/01/2010 04:09 - Interior
Por Redação
Image

Pelo menos 15 fugas nos últimos 12 meses, só em uma delas 18 presos fugiram de uma vez só totalizando quase 50 e no dia ontem, menos de seis horas depois da cúpula da Policia Civil anunciar que faria uma sindicância por meio da corregedoria uma nova fuga,inclusive a de um preso que tinha matado um comerciante e tentado matar sua esposa foi registrada.

O Cadaminuto fez uma reportagem recentemente tentando desvendar os mistérios que levaram a delegacia de Penedo a ser a campeã de fugas em toda a Região Nordeste e além das denúncias de superlotação e de condições ruins de trabalho, consideradas de praxe nas delegacias do interior do Estado, foi detectado que vários presos ultrapassaram o limite das penas e seguem presos.

Segundo um policial ouvido pela reportagem na cidade de Penedo não existe Defensoria Pública, para facilitar as solturas. “A revolta maior dos presos é a morosidade da justiça, tem preso aqui que já ultrapassou o limite da pena, três anos ele está preso porque cometeu um simples furto”.

Outro problema apontado foi o efetivo baixíssimo que deixa três policiais cuidando de 60 presos e traz situações inusitadas como no dia que o Cadaminuto fez a reportagem e constatou que a delegacia estava sem ninguém, já que dois policiais tinham ido ao fórum acompanhar um detento e o outro tinha dado uma saída para “lanchar”.

Existem sete xadrezes com capacidade de quatro pessoas, cada um. Devido um vazamento hidráulico, três tentativas foram abortadas. Durante revistas nos xadrezes, vários túneis estavam em processo de escavação. A superlotação é uma grande dor de cabeça para os policiais. Um policial que não quis revelar o nome, falou que é muito fácil fugir das instalações

Mas a Policia Civil, apesar de reconhecer estas dificuldades não aceita mais o número elevado de fugas e já tem informações que dão conta de outras irregularidades, o sentimento é de punir exemplarmente alguns envolvidos. “A situação de Penedo não é diferente de outras cidades do interior, mas lá existem problemas específicos que já foram detectados” explicou um delegado ouvido pelo Cadaminuto.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..