O Facebook bloqueou o acesso do serviço Web 2.0 Suicide Machine (algo como Máquina do Suicídio da Web 2.0, em inglês), que se propõe a ajudar os internautas a se desconectarem de redes sociais como MySpace, Twitter e LinkedIn – quando o usuário digita os dados sobre suas contas desses sites, o sistema entra no perfil, troca a senha e começa a deletar informações pessoais e limpar a lista de amigos, um a um. O perfil continua existindo, mas o internauta fica impedido de usá-lo.
Mas o Facebook não gostou da brincadeira e acusa o Suicide Machine de descumprir as regras do serviço. Além disso, a rede social diz que já dá a opção de os membros da comunidade desativarem suas contas temporariamente ou apagá-las completamente.
– O Web 2.0 Suicide Machine coleta informações pessoais do usuário e limpa as páginas do Facebook, o que representa uma violação dos nossos termos de serviço. Nós bloqueamos o acesso do site ao Facebook, o que é nossa política para esses casos. Nós estamos investigando o assunto e decidindo se vamos tomar outras atitudes.
A Suicide Machine diz que uma pessoa com mil amigos no Facebook demoraria 9 horas e 35 minutos para completar o processo manualmente. A promessa é que, no automático, isso levaria 52 minutos.
O site pede que os usuários “se encontrem novamente com seus vizinhos reais”, depois da morte virtual.
– Tente ligar para alguns amigos, faça uma caminhada no parque ou compre uma garrafa de vinho e comece a aproveitar sua vida real novamente. Alguns “suicidas virtuais” informaram que suas vidas melhoraram em cerca de 25%. Não se preocupe se você se sentir vazio depois do procedimento: isso é uma reação normal que vai desaparecer lentamente em um período de 24 a 72 horas.
Mas o portal especializado Cnet diz que o Suicide Machine não funciona muito bem. O site conta que viu várias contas que foram “mortas” com vários amigos cadastrados ainda – os perfis de pessoas que optaram pelo “suicídio virtual” têm uma imagem de uma forca rosa que é o símbolo do serviço.









