“Autoria” e “O Lugar da Criação” são as novas atrações da TV Educativa, emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares(IZP), que estreiam na próxima segunda-feira (28). Ambos têm foco nas diversas formas de arte e registram a relação com que cada artista potencializa e reflete sobre o seu processo de criação.
Com a proposta de aliar literatura à dramatização, o programa Autoria, idealizado pela Jornalista Simone Cavalcante, se propõe a apresentar em 15 minutos a vida e obra de autores numa linguagem que se aproxima do documentário.
Para que o telespectador consiga compreender o universo do escritor, são empregados no programa recursos audiovisuais, como fotografias, desenhos e vídeos, que permitem esse entendimento. E intercalado ao depoimento do escritor, há também a participação de um ator, fazendo uma leitura dramatizada de trechos da obra do escritor.
O programa de estréia desta primeira temporada traz a romancista Yara Falcon, que fala da sua militância política nos tempos da Ditadura e sua obra “Crisântemos", romance que se passa entre o Japão e o Brasil no século XIX.
O Autoria, que conta com o apoio cultural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), será exibido semanalmente às segundas-feiras às 19h45min, com reprises as quintas-feiras, às 16h45min e aos sábados ás 12h45min.
A outra novidade da emissora é o programa O Lugar da Criação que, também com 15 minutos de duração, estreia com a proposta de mostrar como se dá o processo de criação da obra de um artista, seja ela em qualquer matéria-prima. Idealizador do projeto, o jornalista Roberto Amorim destaca que o programa vem para mostrar quem é o artista, qual sua formação, em que ambiente ele produz determinada obra, quais são suas referências, seus elementos inspiradores, suas manias e o que ele precisa para criar.
No programa de estréia, os telespectadores vão conhecer mais de perto a relação que o artista plástico Denis Matos estabelece entre sua arte, a cidade de Maceió e sua residência. “Denis pinta os monumentos, a poesia do cotidiano e tem uma relação muito íntima com a casa onde mora”, diz Roberto Amorim. Para comentar a obra de Denis Matos, foram ouvidos o critico de arte Acioly Filho e a professora de arte Socorro Lamenha.
Exibido semanalmente, O Lugar da Criação vai ao ar às segundas-feiras às 19h30min, com reprises nas quintas, às 16h30min e aos sábados às 12h30 min.
Os telespectadores vão poder conferir as duas novas atrações na TV Educativa, canal 03, da TV aberta, e canal 06, da Net.