A poucos dias de iniciar o ano do centenário, o Corinthians não para de contratar atletas de nome e caros, casos de Roberto Carlos, Iarley, Danilo e Tcheco, e o resultado é o aumento das dívidas. O presidente Andrés Sanchez admite que gastou mais do que podia e espera elevar as cotas de patrocínio para compensar.

“Nosso planejamento era contratar o time de 2010 em novembro e dezembro. Como será ano de Libertadores e centenário, estouramos um pouco o orçamento do futebol”, declarou o mandatário, em entrevista ao jornal Lance!.

Segundo Andrés, haverá uma redução de custos para 2011. “Com certeza, no fim do ano que vem o clube vai rever o conceito de futebol para ter um 2011 mais tranquilo e, assim, praticamente quitar as dívidas. (...) Mas tudo está controlado. Acabando o ano que vem, vamos rever muitas coisas, acabam o contrato de muitos jogadores. Você também precisa continuar investindo no clube.”

Entre os credores do time de Parque São Jorge estão o Panathinaikos, equipe grega que vendeu o centroavante Souza por 1,5 milhão de euro, e a empresa Turbo Sport, que entrou com um processo em relação a uma dívida de R$ 850 mil referentes à negociação do lateral-esquerdo André Santos para o Fenerbahce, da Turquia.

“Devemos luvas para dois ou três atletas; para o Panathinaikos, três parcelas do Souza”, revelou Andrés, sem citar a Turbo Sports. Na semana passada, o cartola havia admitido que não pagara a empresa.

Os contratos de patrocínio do Corinthians se encerram em breve, e a expectativa é que montantes maiores sejam arrecadados com o centenário. A Brasil Foods (Batavo), o Grupo Hypermarcas (Bozzano e Avanço) e o Grupo Silvio Santos têm preferência pela renovação.

“Esperto ter um segundo Natal turbulento, como no ano passado. Está todo mundo trabalhando há meses para isso. Pelos valores que estamos negociando, não é um contrato fácil para o futebol brasileiro. Queremos uma melhora de 50 a 60%. Não é loucura, é a credibilidade que o Corinthians tem”, destacou Andrés ao Lance!.