O Facebook, maior rede social do mundo, deu um passo em direção à abertura de partes de seu site para não-usuários ontem (9), ao incluir novas opções de privacidade.
As mudanças devem facilitar a vida de seus mais de 350 milhões de usuários, permitindo que limitem quem pode ou não ver o que pensam, filmam e fotografam, além de outras informações pessoais, mas também lhes dará a oportunidade de expor um conjunto mais amplo de suas informações para o público geral de internautas.
A medida aparece no momento em que buscadores como Google e Bing, da Microsoft, começam a se interessar em integrar aos seus resultados de buscas esse volume cada vez maior de conteúdo gerado pelo internauta nas redes sociais.
A mudança nas opções de segurança responde também às pressões da concorrência com serviços rivais como Twitter, onde toda a informação é pública e acessível a qualquer internauta por meio dos sites de busca.
"Certamente, queremos atender às demandas das pessoas que queiram compartilhar informações de diversas formas diferentes", disse o vice-presidente de Comunicação Global e Políticas Públicas do Facebook, Elliot Schrage.
Schrage afirmou que usuários do Facebook serão recebidos com uma mensagem no site nesta quarta-feira que os apresentará às novas opções de privacidade e irá dirigi-los a uma nova página simplificada de suas configurações de privacidade.
Com o objetivo de simplificar esse processo, a rede social suprimirá também suas redes regionais, que cobrem uma cidade ou um país inteiro e que contam, em muitos casos, com milhões de membros.
Em seu lugar, o Facebook oferecerá quatro opções de redes para compartilhar cada conteúdo: "Amigos", "Amigos de amigos", "Todos" e "Personalizar".
Assim, os usuários poderão compartilhar um determinado elemento com seus amigos pessoais, mas não com seus companheiros de trabalho ou, inclusive, selecionar um por um os usuários que poderão vê-lo.
A companhia também pretende ensinar seus usuários a utilizar a rede social "de forma responsável", reconhecendo que "os usuários podem considerar sensíveis determinadas informações".
Por exemplo, quando um usuário desejar acrescentar seu número de telefone às suas informações pessoais, vai se deparar com uma mensagem que o recomendará restringir essa informação a um círculo pequeno de pessoas.
Além disso, a rede social limitará a visibilidade do conteúdo criado pelos usuários menores de 18 anos, que não poderão ter acesso à opção de pôr o conteúdo à disposição de toda a rede, e cujo círculo mais amplo serão seus amigos ou os amigos de seus amigos.
A rede social destaca que estas mudanças não irão alterar as políticas do Facebook sobre o tipo de informação de usuários que é compartilhado com terceiros. "O Facebook nunca compartilhou informação pessoal com anunciantes, exceto sob a direção e controle de um usuário. Estas novas ferramentas não alteram essa política ou prática", assegura o comunicado.
"As funcionalidades que anunciamos hoje não são o ponto final, mas simplesmente mais um passo de um processo contínuo", destacou Chris Cox, vice-presidente de gestão de produtos do Facebook.









