A PSA Peugeot Citroën apresentou, nesta segunda-feira (7), um protótipo equipado com tecnologia híbrida recarregável com Pilha a Combustível (PAC), também conhecida como célula de hidrogênio. A demonstração do carro em Lyon, na França, aconteceu devido à exposição “Toute la lumière sur L’hydrogène Energie” (Toda a luz sobre o hidrogênio energia, em francês)

O veículo 100% elétrico foi desenvolvido na base do Peugeot 307 CC (Coupé Cabriolet) e incorpora os últimos progressos tecnológicos em relação a baterias e e armazenamento de hidrogênio. O modelo atinge velocidade máxima de 155 km/h e acelera de 0 a 80 km/h em 11,2 segundos.

De acordo com a montadora, graças à arquitetura “Range Extender” - que utiliza o hidrogênio para prolongar a autonomia proporcionada pelas baterias – o modelo elétrico tem autonomia de 500 km, próximo daquele alcançado por um veículo com motor a explosão convencional. Somente com o funcionamento da bateria, o carro tem autonomia para um raio de 75 km.

O projeto FiSyPAC (Fiabilização de Sistema Pilha a Combustível), iniciado em 2006, focou essencialmente a concepção de componentes de alto desempenho
e rendimento. O projeto contou com a participação de laboratórios de pesquisa
franceses, como a Comissão Francesa de Energia Atômica (CEA) para a Pilha a Combustível, e com parceiros industriais, como o JCS para as baterias lítio-íon.

Assim, com menos de 1 kg de hidrogênio por 100 km, o demonstrador Peugeot
307 CC FiSyPAC se posiciona no melhor nível mundial. O Grupo PSA também conseguiu quadruplicar a duração de vida da PAC e aumentar seu rendimento em cerca de 20% com relação a 2006.

Apesar da evolução, esses progressos ainda precisam ser aperfeiçoados, já que o custo do sistema Pilha a Combustível e das baterias lítio-íon são altos, a duração de vida da Pilha a Combustível é curta e é preciso da criação de uma infra-estrutura de distribuição de hidrogênio ao público.

Segundo a PSA, por causa disso, a perspectiva de industrialização e comercialização de massa poderia se concretizar a partir dos anos 2020-2025.

Além de desenvolver veículos a hidrogênio, o grupo PSA Peugeot Citroën possui diversos programas de modelos ecologicamente corretos como os veículos elétricos Peugeot Ion e Citroën C-Zero — que serão comercializados na Europa no final de 2010 —, os veículos híbridos diesel Peugeot 3008 e Citroën DS5, previstos para 2011, e também o híbrido diesel recarregável que será lançado em 2012.