O Balançando o Ganzá deste sábado (05) presta uma homenagem a Patativa do Assaré, considerado uma das vozes mais autênticas da poesia popular brasileira. O programa, exibido pela Rádio Educativa FM, emissora integrante do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), também será dedicado ao Dia Nacional do Samba, comemorado no último dia 2.
O programa começa com uma homenagem ao samba- que um dos mais tradicionais e importantes ritmos genuinamente brasileiro- com as músicas: “Miudinho”, composição mais próxima de Pixinguinha, cantada nas rodas de samba e nos fundos de quintal e “No pagode do Vavá”, que é uma composição mais moderna e atual, ambas de Paulinho da Viola. Para finalizar a primeira parte do programa, João Nogueira canta “Suplicas”, “Poder da Criação” e “Minha Missão”.
A segunda parte do programa será dedicada ao poeta cearense Patativa do Assaré, com entrevista do cineasta, filosofo e poeta, Rosemberg Cariry, autor do documentário de longa-metragem “Patativa do Assaré-Ave Poesia”.
O bate-papo gira em torno da temática abordada no documentário, que segundo o cineasta, Traduz a outra face de Patativa do Assaré. “procurei fazer um recorte na história deste poeta cearense e revelar ao mesmo tempo o grande poeta popular, mas também, sua grande consciência social,” diz Rosemberg.
O cineasta, que era compadre do poeta, diz ter conhecido o amigo na década de 60, nas feiras de rua do Crato, no Ceará, quando ainda era menino, e que Patativa foi que lhe influenciou na sua caminhada poética. “foi Patativa quem me recomendou as primeiras leituras”, afirma o cineasta.
Como o assunto é Patativa do Assaré, o balançando ganzá exibe a composição “Triste Partida”, poesia de Patativa, interpretada por Luiz Gonzaga. As duplas de cantadores Otacílio Batista e Oliveira de Panelas apresentam duas cantorias em sua homenagem, e Ivanildo Vilanova e Geraldo Amâncio cantam “85 de idade, de poesia e de Luz”. Patativa do Assaré gravou inúmeros discos de poesia e para encerrar o programa, o ouvinte vai poder conferir a composição “Canta lá que eu canto cá”, na voz do poeta cearense.
A entrevista na integra e a seleção musical, o ouvinte confere neste sábado, a partir das 14 horas, na 107,7 FM, no Balançando o Ganzá, que é uma Criação do folclorista Ranilson França, falecido em 2006. O programa tem produção musical de Gustavo Quintela, e atualmente está sob o comando de Ivan Barsand, que traz semanalmente uma mostra da música alagoana de raiz e entrevista artistas populares e pessoas ligadas à cultura popular.