O Flamengo está muito próximo de se tornar o campeão brasileiro de 2009. Apesar de defender as cores do Cruzeiro e ser tido como um profissional exemplar, o meia Gilberto deixa transparecer o seu contentamento com a grande chance de conquista do Rubro-negro, o que, segundo ele, seria bom não apenas para o futebol carioca, mas também para quebrar uma hegemonia de três anos do São Paulo.
De acordo com o jogador, mesmo sem reconhecer, muitos integrantes do meio futebolístico estavam incomodados com a possibilidade de o Tricolor paulista chegar ao tetracampeonato consecutivo.
"Acho que, para o futebol carioca, seria importante. A gente vê tantas críticas, que tem clubes que estavam geralmente disputando para não cair, e, agora, pode ser que o título dê mais uma força. Fico feliz por ter vestido a camisa do Flamengo, por ter amigos que trabalham lá, e seria bom se a gente mudasse pelo menos o campeão dessas três últimas edições do Brasileiro. A gente não quer dar o braço a torcer, mas seria complicado se o São Paulo ganhasse quatro vezes seguidas”, disse Gilberto, com exclusividade, ao site Justicadesportiva.com.br.
Para chegar ao título, a equipe carioca precisa de uma simples vitória sobre o time misto do Grêmio, que, caso crie dificuldades e consiga até mesmo um empate, poderá garantir o título para o maior rival, o Inter. Segundo Gilberto, que já atuou no Tricolor gaúcho, mesmo que o Flamengo mostre superioridade e vença de forma incontestável, a torcida colorada continuará achando que os rivais "entregaram" o jogo.
"O papel do Grêmio é ir ao Maracanã e jogar. É lógico que a torcida do Internacional vai achar que o Grêmio entregou, mesmo que o Flamengo jogue muito melhor, seja superior e vença a partida. Mas o Grêmio tem que ir lá, jogar e, se porventura perder, é porque realmente o Flamengo foi superior”, opinou.
Flamengo e Grêmio se enfrentam às 17h do próximo domingo, dia 6 de dezembro, no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. No mesmo dia e horário, o Cruzeiro pega o Santos, na Vila Belmiro, ainda lutando por uma vaga na próxima Libertadores da América. Cumprindo sua segunda suspensão automática consecutiva, Gilberto não estará em campo.