Entre os atletas do elenco profissional do Cruzeiro, o volante Marquinhos Paraná é mais novo apenas que o zagueiro Cláudio Caçapa, o lateral Athirson e o meia Gilberto. Apesar de ser um "veterano", entre os jogadores de linha, ele é mais presente na equipe celeste nesta temporada, com 62 partidas disputadas, e se tornou referência para os companheiros.

Somente o goleiro Fábio foi a campo mais vezes que Marquinhos Paraná, e ainda assim contabiliza apenas um jogo a mais que o volante. Entre as participações no Campeonato Brasileiro, Marquinhos Paraná também só perde para o arqueiro, com 32 partidas contra 34. Os outros volantes titulares, Henrique e Fabrício, vêm em seguida, com 31 e 30 partidas disputadas, respectivamente.

Aos 32 anos, Marquinhos Paraná vê em sua versatilidade em campo um ponto a favor da regularidade. "Sempre procurei prestar bastante atenção no que o treinador quer que eu faça dentro de campo para que eu faça as coisas bem e da melhor maneira possível. Não é só com o Adilson que eu realizo várias funções, com o Roberval Davino, com o Paulo Comelli, com vários outros treinadores que trabalhei", afirmou.

O volante também tem ao seu lado um histórico de poucas lesões. "Sempre joguei todos os jogos, muito difícil me machucar. Já tive lesão grave no joelho em 2003, mas dificilmente me machuquei. É ser profissional, se cuidar fora de campo, se alimentar bem, dormir bem, que dentro de campo temos que estar sempre 100%", ressaltou.

Para o atacante Thiago Ribeiro, que foi a campo 29 vezes no Brasileirão, Marquinhos Paraná dribla a idade com o comprometimento profissional. "O Paraná já tem uma boa idade, mas não parece. Quem vê o Paraná jogando parece que tem 25, 26 anos, pela disposição que tem. O que ajuda é o Paraná ser profissional, se cuidar. É um cara que se cuida bastante e todo mundo sabe que isso lá na frente reflete", salientou.

O volante é referência para os companheiros. "Todo mundo espera chegar numa certa idade com disposição, conseguindo jogar em alto nível. A gente sabe que nem todos conseguem isso, alguns jogadores com a idade do Paraná, às vezes, já até encerraram a carreira, ou o rendimento cai muito. E o Paraná continua com desempenho muito bom, correndo até mais que já corria", observou Thiago Ribeiro.