O gigante norte-americano de informática Microsoft anunciou nesta segunda-feira (30) que a palavra "Twitter" figurava entre os mais procurados no seu motor de busca Bing em 2009, tendo sido eleito a palavra do ano, em um estudo que observa as tendências em matéria de linguagem informatizada.
Em mensagem publicada em seu site, a Microsoft diz que as três pesquisas mais frequentes em inglês no Bing em 2009 diziam respeito ao servidor para microblogging "Twitter", ao cantor falecido "Michael Jackson" e à epidemia de "gripe suína" (swine flu).
"Durante um ano dominado por acontecimentos políticos que abalaram o planeta - uma pandemia, as consequências de um tsunami financeiro e a morte de um ícone pop -, a palavra ‘Twitter\'\' domina todas as outras", afirmou o presidente da GLM (grupo que investiga e analisa as tendências em matéria de linguagem informatizada), Paul Payack.
As outras pesquisas mais frequentes foram sobre a "Bolsa", sobre a atriz americana falecida em junho "Farrah Fawcett", sobre o ator morto em setembro "Patrick Swayze" ou ainda sobre "Jaycee Dugard", a jovem californiana que reapareceu 18 anos após ter sido raptada, aos 11 anos de idade. A Microsoft informou ter analisado milhares de buscas para estabelecer esta lista.
Os outros termos na liderança da lista da GLM, que se serviu de algoritmo para calcular o uso de palavras ou expressões na internet, foram "Obama", "plano de retomada", \'\'vampiro" e "déficit".









