A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), realiza, no período de 2 a 4 de dezembro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é elaborar diretrizes para a consolidação da CT&I enquanto política de Estado.

Com o tema I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, constam da programação conferências, panoramas e palestras relativas ao tema central do encontro. A conferência de abertura será sobre o Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável, com o deputado federal Ciro Gomes (CE).

O encontro conta ainda com a presença do governador Teotonio Vilela, do ministro da Ciência e da Tecnologia, Sérgio Rezende, e da reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rosângela Wyszomirska. Segundo a Secretária de CT&I, Kátia Born, a cultura científica e tecnológica faz parte da promoção da igualdade social.

Kátia Born reforçou a necessidade de integrar a política de C,T&I enquanto política de Estado. “Só assim asseguraremos o desenvolvimento econômico, contribuindo para a redução da desigualdade social e o aumento da qualidade de vida da população. Dentro desse contexto, estamos realizando a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, declarou a secretária.

De acordo com ela, entre os principais tópicos de discussão da conferência estão Ciência e Tecnologia como Fonte para o Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Digital. O evento tem como público-alvo pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, membros de instituições de pesquisa e de ensino, bolsistas de iniciação cientifica, secretarias de Estado, Prefeituras Municipais, setor produtivo e terceiro setor.

As conferências estaduais também visam aprimorar o debate em CT&I, que será feito nas conferências regionais e no grande encontro nacional, previstos para 2010.