Lula diz que mulher é tratada como cidadã de segunda classe

30/11/2009 03:25 - Política
Por Redação

Ao inaugurar na semana passada o parque que leva o nome de Dona Lindu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a mulher é tratada como cidadã de segunda classe no Brasil, com salários menores que os homens, e que sua mãe é um exemplo, por ter criado oito filhos sozinha, sem que nenhum deles tivesse se tornado criminoso.

_ A mulher ainda é tratada como cidadã de segunda classe neste país_ disse o presidente, condenando o preconceito de gênero e etnia no país, ao lembrar o discurso de uma criança, que falou que, antes de participar do projeto da prefeitura, rezava todos os dias para Deus torna-lo branco_ Racismo é crime inafiançável. Não é falta de lei. É falta de cultura. Se a gente tiver medo de combater o racismo na escola, vai ficar mais difícil depois.

Segundo Lula, a história de sua mãe, Dona Lindu, é um exemplo porque ela criou os filhos em um ambiente amoroso.

- Minha mãe poderia ser exemplo. Porque nós achamos que a pobreza é culpada de tudo, mas a pobreza pode ser o alho que falta no tempero, o sal, o cheiro verde que falta no tempero. Mas eu fico me perguntando como é que uma mulher como a minha mãe, com oito filhos, largou o meu pai, porque tinha de largar mesmo, e foi sozinha cuidar de oito filhos, e ninguém virou bandido. E não foi por falta de passar necessidade, que passamos. É porque, se dentro de casa, tem harmonia, não há nenhuma motivação para se cometer nenhuma asneira achando que na rua tem um lugar melhor do que dentro de casa_ disse o presidente, que concluiu: _Tudo começa com uma palavra chamada amor, que a gente tem de construir de um convívio familiar. Eu não acredito que tenha um ser humano que não queira se recuperar sobretudo se ele tiver 17, 18 anos.

Lula criticou ainda as emissoras de TV que passam pouco conteúdo educativo.

- Qual a mensagem educativa que nos recebemos dos meios de comunicação hoje? O que os meios de comunicação ensinam hoje? Porque o interesse é eminentemente comercial. As crianças hoje tem mais controle da televisão hoje que do que nós_ disse o presidente, dizendo que, quando não existia o controle remoto, "por preguiça as pessoas assistiam quase um canal só".

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..