Serra retarda candidatura para adiar confronto com Lula

29/11/2009 22:55 - Política
Por Redação

Além de impor a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a dirigir as decisões de José Serra, o presidenciável favorito do PSDB.

O presidente está na origem da escolha de Serra de deixar para março do próximo ano a decisão sobre a candidatura. A avaliação é que, se anunciasse a entrada na disputa eleitoral agora, Serra não ganharia nada e ainda seria empurrado para um bate-boca com Lula, atraindo a antipatia do eleitorado que apoia o presidente.

De acordo com a pesquisa CNT/Sensus divulgada em setembro, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), é o pré-candidato à Presidência da República com menor rejeição entre os eleitores brasileiros. Apesar de Aécio ter desempenho inferior ao do governador de São Paulo, José Serra, em todos os cenários da pesquisa, a rejeição ao governador de Minas é de 26,3% --enquanto Serra é rejeitado por 29,1% dos eleitores.

Dilma teve um índice de rejeição maior que o dos dois pré-candidatos do PSDB. No total, 37,6% dos eleitores afirmaram que não votariam na ministra, enquanto 38,6% dos eleitores responderam que votariam na candidata.

Apesar da alta rejeição aos pré-candidatos da base aliada governista, a pesquisa mostra que 52,2% dos eleitores votariam no candidato apoiado pelo presidente Lula.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..