Com a vaga na Primeira Divisão em 2010 assegurada por antecipação, o Guarani venceu o Juventude por 2 a 1, neste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa, pela 38ª rodada da Série B do Brasileirão, e, além de conquistar o vice-campeonato da competição, confirmou o rebaixamento da equipe gaúcha. Gláuber e Adriano Gabiru marcaram para o Bugre. O Ju descontou com Douglas.
O time comandado pelo técnico Vadão termina o campeonato com 69 pontos, sete atrás do campeão Vasco e apenas um à frente do terceiro colocado Ceará. O clube de Caxias do Sul, com 44, chega ao fim na 17ª posição.
Aos 10 da primeira etapa, Gláuber aproveitou a bola cruzada na área e abriu o placar para os campineiros. Em posição duvidosa, Adriano Gabiru recebeu na meia-lua e tocou na saída do goleiro Juninho, aos dois do segundo tempo. Em situação desesperadora, os visitantes partiram para o ataque, e, aos 18, após cobrança de escanteio, Douglas desviou para o fundo das redes e diminuiu.
Com o apito final do árbitro Alício Pena Júnior, a festa nas arquibancadas e dentro de campo pelo retorno do Bugre à elite do futebol brasileiro contrastava com a decepção de jogadores e torcedores do Juventude.