Após a fase de luto, aquele primeiro momento de negação, como se não acreditasse que de fato está tetraplégica, Luciana (Alinne Moraes) vai começar a reagir em “Viver a vida”. O primeiro grande passo nesse longo processo de recuperação será dado no capítulo previsto para ir ao ar neste sábado. Com muito esforço, e graças às sessões de fisioterapia, a modelo conseguirá mexer o braço esquerdo.

Ainda é um movimento fraco, e ela precisará da ajuda de Miguel (Mateus Solano) para voltar à posição inicial, mas já representa um enorme avanço: pela primeira vez depois do acidente, ela mexe um músculo abaixo do pescoço, sem ajuda.

— Exercitando o músculo deltoide, você pode ganhar força para mexer um pouco o braço, empurrar a mão, pegar algumas coisas através de encaixe. Assim, Luciana fará pequenos movimentos — explica Alinne sobre os avanços que sua personagem terá: — Mas para me transferir da cadeira de rodas para outros lugares, por exemplo, vou precisar da ajuda de todo mundo: da Taís Araújo (Helena), do José Mayer (Marcos). Terei que confiar plenamente neles para que me coloquem nos lugares.

Feliz com seu primeiro movimento voluntário, Luciana espera Tereza (Lilia Cabral) e Miguel chegarem para mostrar-lhes a surpresa. A mãe se emociona profundamente e o médico elogia o avanço da paciente. Depois, a modelo repete a façanha para Marcos, que lhe traz flores e fica emocionado. Mas a evolução não para por aí. Num teste de sensibilidade rotineiro feito por Miguel, Luciana sente a sola do pé. Todos ficam radiantes, especialmente Tereza, que acha que a filha logo voltará a andar. Mas Miguel explica que isso não significa que as pernas passarão a responder a estímulos.

Porém, nada de desânimo: mais tarde, Luciana aceita o desafio de Larissa (Patrícia Carvalho-Oliveira) e consegue se manter sentada na beira da cama. “Nunca imaginei que tão pouco fosse me deixar tão feliz. É como redescobrir o mundo”, comemora Luciana.