Judiciário notifica direção estadual e Tereza Nelma volta a sede do PSB

26/11/2009 13:33 - Política
Por Redação
Image

A Direção Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB foi notificada, na tarde de hoje, por uma oficial de justiça da decisão do juiz da 7ª Vara Cível, tomada no dia 13 de novembro, que determinou a volta da vereadora Tereza Nelma à presidência do PSB de Maceió. O Diretório Municipal do PSB já foi convocado para uma reunião na sede do PSB, no próximo dia 1º de dezembro, terça feira, às 18 horas, quando debaterá as decisões da Executiva Estadual e a convocação do Congresso Municipal do PSB.

 

“Tentamos restabelecer o diálogo com a presidenta estadual do PSB, mesmo após nos enganar e patrocinar decisões lamentáveis. Ela dizia que tomou conhecimento da decisão judicial antes de nós. Mas, mesmo assim, não quis facilitar nada. Agora vamos reunir o Diretório Municipal e decidir coletivamente, com toda militância, sobre os novos caminhos. O golpe, politicamente, está desmontado.”, disse a vereadora Tereza Nelma.

 

Há apenas dois dias a presidenta estadual do PSB, Kátia Born, recusou se a devolver as chaves da sede do partido, que havia recebido, juntamente com um relatório sobre a gestão de Tereza Nelma, de uma comissão de cinco dirigentes municipais (Mauriza Antônia da Silva Cabral, psicóloga, presidente do Movimento Feminino de Mulheres; José Ismar Júnior, secretário de Juventude da Executiva Estadual; Tereza Maria Barreto Amaral, psicóloga, 1ª Secretária, e Walkiria Lúcio Lins, advogada e pedagoga, Secretária de Organização, ambas da Executiva Municipal).

 

O edital de convocação do Diretório Municipal prevê discussões sobre as decisões da Comissão Executiva Estadual; a análise da conjuntura política, econômica, social e cultural; além da convocação do Congresso Municipal do PSB de Maceió.

 

PARA ENTENDER O CASO

 

Como estava findando o mandato de dois anos do Diretório Municipal, a vereadora Tereza Nelma procurou a presidenta estadual Kátia Born para convocar o Congresso de renovação do PSB de Maceió. Porém, como no último Congresso Nacional o PSB ampliou para três anos os mandatos dos Diretórios Municipais, para coincidir com a renovação dos Diretórios Estaduais e Nacional, Kátia afirmou que deveria ser feita apenas uma prorrogação de um ano. Assim, enviou ofício ao TRE que anotou a decisão e publicou no Diário Oficial a continuidade de Tereza à frente do PSB.

 

Mas, logo que passou a data final dos dois anos de mandato de Tereza, Kátia Born informou que não poderia haver prorrogação. E, na reunião presidida pelo deputado Alberto Sextafeira, o ofício de Kátia foi revogado e o Diretório Municipal de Maceió considerado “dissolvido”. Com isso, Kátia e Sextafeira nomearam uma Comissão Interventora sem legitimidade por um ano (até outro de 2010), sem consultar nenhum de seus nomes bem com a vereadora Tereza, nem com os membros da Direção Municipal.

 

Uma reunião com mais de 150 dirigentes municipais resolveram não reconhecer a Comissão Interventora, ao mesmo tempo em que recorriam à Direção Nacional contra o golpe. Tereza Nelma recorreu ao judiciário e conseguiu uma medida liminar para continuar dirigindo o PSB de Maceió.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..