PV e PSOL formalizam discussão sobre aliança em 2010

25/11/2009 04:37 - Política
Por Redação

Última colocada nas pesquisas de intenção de voto na corrida presidencial de 2010, a senadora Marina Silva (PV-AC) iniciou hoje negociações formais com a presidente nacional do PSOL, a vereadora por Alagoas Heloísa Helena, para uma aliança entre os dois partidos nas eleições do ano que vem. As legendas decidiram criar duas comissões para se unirem em torno da candidatura de Marina à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após o encontro a portas fechadas, a ex-senadora Heloisa Helena garantiu que o PSOL não reivindica a vaga de vice-presidente da República na chapa encabeçada pela ex-ministra do Meio Ambiente.

"É um diálogo inicial sem escamotear as nossas diferenças que existem de parte a parte. Existe a vontade de caminharmos juntas e isso vai depender do aprofundamento do diálogo", disse Marina Silva. "A decisão de caminharmos juntos em 2010 não é pessoal. Respeitamos as instâncias partidárias", afirmou Heloisa Helena.

Os integrantes das comissões do PV e do PSOL pretendem fazer a primeira reunião formal dos grupos já na semana que vem. Nos dias 5 e 6 de dezembro, o Diretório Nacional do PSOL vai se reunir e a ideia é levar para o encontro os primeiros resultados das negociações.

A pré-candidatura de Marina Silva à presidência da República ainda não decolou. Na última pesquisa eleitoral, que foi divulgada ontem, a senadora aparece com apenas 5,9% das intenções de voto. Além da aliança com o PSOL, o PV também buscar coligar-se com PSC nas eleições de 2010.

A eventual aliança entre os dois partidos deverá ser anunciada no início do ano que vem, durante a Conferência Nacional do PSOL que irá ocorrer até março. Heloísa Helena afirmou que desistiu de ser candidata à presidência da República, depois que Marina Silva decidiu concorrer à sucessão de Lula. A vereadora por Alagoas sinalizou que deverá disputar uma cadeira ao Senado.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..