Depois da queda, o coice. Uma rodada após ser rebaixado à Série B pelo Palmeiras, o Sport perdeu, em casa, por 3x0 para o Fluminense, neste domingo à tarde, na Ilha do Retiro, no Recife, pela 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro Série A .
Os gols foram de Zé Antônio (contra), Fred e Conca. Foi a segunda derrota do Leão para o Flu que, no primeiro turno, havia goleado por 5x1 no Maracanã.
O resultado deixou o Fluminense com 42 pontos, mas ainda na zona de rebaixamento, na 17ª posição. Em 16º lugar, permaneceu o Botafogo, com 44 pontos, ao vencer o São Paulo por 3x2, no Engenhão.
Diante de uma torcida pequena, o Sport deu trabalho ao Fluminense no primeiro tempo. Tanto que dominou praticamente toda a etapa - o time carioca só chegou a um lance de perigo aos 42 minutos - Conca, em contra-ataque, mandou para Mariano, que, cruzou errado.
Porém, apesar do domínio em campo, o Leão não conseguiu mudar o placar - aos 4 minutos, Arce mandou pra fora num lance perto da grande área, enquanto Izael, aos 13, e Zé Antônio, aos 28, chutaram fracamente nas cobranças de falta.
O Sport também sofreu revezes. Logo aos 7 minutos, o meia Adriano Pimenta recebeu uma pancada na perna de Maurício, voltou a campo, mas teve que abandonar o jogo aos 11, com torsão no joelho esquerdo. E, para a próxima partida, o Sport não terá Moacir, que recebeu o terceiro cartão amarelo.
Para o segundo tempo, os dois times começaram sem mudança. E o Sport novamente começou dominando, mas perdeu boas chances de balançar a rede: aos 13 minutos, com Izael, e aos 14, com Arce. Logo depois, aos 17, o volante rubro-negro Moacir foi expulso, ao receber o segundo cartão amarelo.
Com o caminho mais aberto, o Fluminense começou a ameaçar e, aos 20 minutos, Diguinho mandou para Fred, que chutou forte, levando Cléber a uma bela defesa. Em seguida, porém, ao tentar afastar um ataque do Tricolor carioca, Zé Antônio fez gol contra, de cabeça. Aos 27, o time ampliou, com gol de Fred, que marcou após receber lançamento de Conca. O gol foi o 11º de Fred em 11 jogos vestindo a camisa do Flu.
A situação do Rubro-negro ficou ainda pior. Ciro, que havia entrado no lugar de Arce, foi expulso num lance violento aos 34, tendo ficado apenas nove minutos em campo. Com dois jogadores a menos no adversário, só coube aos cariocas ampliar o marcador. E foi o que o time fez. Aos 40 minutos, Conca marcou o terceiro do time, selando a segunda vitória da equipe sobre o Leão este ano pelo Brasileirão.
Na penúltima rodada, próximo domingo (29), o Sport recebe na Ilha o Internacional às 16h (horário do Recife). Na mesma hora, o Fluminense joga no Maracanã contra o Vitória.
Ficha do jogo
Sport: Cléber, Igor, César e Freire (Fabiano); Elder Granja, Zé Antônio, Moacir, Adriano Pimenta (Izael) e Dutra; Arce (Ciro) e Wílson. Técnico: Levi Gomes.
Fluminense: Rafael; Dalton, Gum e Cássio; Mariano, Diogo (Urrutia), Maurício (Equi González), Dario Conca e Diguinho; Alan (Kieza) e Fred. Técnico: Cuca.
Gols: Zé Antônio (contra) - 21min (2T), Fred - 27min (2T) e Conca - 40min (2T), pelo Fluminense.
Cartões Vermelhos: Moacir - 17min (2T) e Ciro - 34min (2T), pelo Sport.
Cartões amarelos: Mariano - 27min (1T) e Cássio - 12min (2T), pelo Fluminense. Moacir - 30min (1T), Zé Antônio - 40min (1T), Arce - 22min (2T) e César - 26min (2T), pelo Sport.
Público total: 9.362 torcedores.
Renda: R$ 35.020,00.
Local: Ilha do Retiro.
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP).
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa/SP) e João Nobre Chaves (SP).