Em gravações de TV, Dilma explora feitos do governo nos estados

21/11/2009 03:58 - Política
Por Redação

Candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sucedê-lo na Presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez dezenas de gravações que serão usadas em inserções e nos programas em rede regional do PT. Foi uma verdadeira maratona. Elas vão ser veiculadas até o fim do ano e em cada uma delas a ministra fala das realizações do governo Lula em cada estado. Todo o trabalho foi coordenado por João Santana, marqueteiro que cuidou da campanha de Lula nas eleições de 2006. Segundo o colunista Ilimar Franco, as pesquisas qualitativas, com grupos de eleitores, aprovaram o desempenho da ministra na telinha.

Nesta sexta-feira, em entrevista a rádios na Bahia, Lula reafirmou que quer Dilma como candidata do PT à Presidência. Segundo ele, a ministra tem uma "perspectiva enorme de vencer".

- É importante todo mundo saber que quero a Dilma como candidata. Estou trabalhando para isso, porque trabalho com a Dilma há oito anos e sei da competência gerencial e política dela. Ela iria apenas colocar o estilo dela no governo e fazer as coisas novas que não conseguimos fazer - afirmou o presidente.

Lula acredita na vitória de sua candidata e já ensaia, segundo o colunista Jorge Bastos Moreno, o discurso avassalador. Durante um voo entre Brasília e Natal, Lula contou a um grupo seleto de ministros e parlamentares.

- Vocês acham que eu fiz um bom governo? Está fraco! Quero ouvir mais forte! Vocês acham que eu fiz um bom governo? Pois então saibam que a Dilma, pela sua experiência e competência de ter me ajudado a governar este país, vai fazer um governo muito, mas muito melhor do que o meu!

Para Lula, a ministra vence até no duelo de simpatia

O presidente disse ainda na sua visita a Bahia que se a simpatia for importante para ganhar as eleições, a ministra não sai perdendo.

- Tem adversário dela que é muito menos simpático do que ela, então, se for por simpatia, ela já está eleita - declarou após afirmar que muitos alegam que Dilma não tem a simpatia e a desenvoltura necessárias para enfrentar uma campanha eleitoral.

Lula também avaliou o potencial que ele tem de transferir votos para os candidatos que apoia. Para ele, é mais difícil transferir votos para cargos como os de vereador e prefeito, por se tratar de políticos que estão mais próximos das pessoas em seus bairros e cidades. Já no caso de presidente da República, Lula avalia que seu apoio teria mais peso.

- Acho que o governo tem possibilidade de repassar muito voto, claro que tudo isso é relativo, por que vai depender muito da performance da nossa candidata, do desempenho dela durante a campanha, nos debates - disse.

Ministra vem tentando costurar alianças nos últimos meses

Enquanto a oposição ainda se divide entre as pré-candidaturas do governador de São Paulo, José Serra, e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ambos do PSDB, a ministra e o presidente Lula vêm tentando costurar alianças com os partidos da base para fortalecer a candidatura petista e ampliar o seu tempo de TV. ( Leia no Blog do Noblat: Palanque de Dilma em Pernambuco sofre abalo )

A principal aliança foi pré-acordada em outubro com o PMDB em um jantar no Palácio do Alvorada. Pelo acordo, o PMDB indicará o candidato a candidato a vice - o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), é o mais cotado - e ainda terá direito de participar da coordenação de campanha e de elaborar o programa de governo. Pelo acordo, os dois partidos terão de discutir juntos divergências regionais que possam atrapalhar a aliança.

O acordo, porém, terá que fazer com que o PT abra mão de algumas candidaturas nos estados como a de Lindberg Farias no Rio de Janeiro e a de Zeca do PT no Mato Grosso do Sul. ( No Blog do Noblat: Requião admite candidatura à sucessão de Lula )

As muitas divergências, no entanto, podem fazer com que apesar do pré-acordo PT e PMDB tenham palanques separados em alguns estados, como já admitiu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha .

Além do PMDB, Dilma já conversou com o PR e se reuniu com a cúpula do PDT, quando defendeu a candidatura única da base . A ministra também esteve com o PP e recebeu o apoio do PCdoB .

Leia mais:

Lula defende viagens de Dilma para visitar obras que coordenou

Lula diz que se a oposição estivesse no poder tentaria o terceiro mandato

Lula diz que gostaria de ser economista ou advogado, pois assim não seria chamado de analfabeto por Caetano

"Não posso aceitar hipocrisia no ano eleitoral, disse Lula sobre o fim do fator previdenciário

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..