A Toshiba, empresa japonesa de produtos eletrônicos, estreou um comercial de televisão feito a partir de imagens do espaço captadas por duas câmeras digitais de alta definição acopladas a um balão de gás hélio.
Em parceria com a Nasa (agência espacial americana), a ideia da empresa é mostrar a qualidade das câmeras ao mesmo tempo que anuncia sua nova televisão.
Tudo o que é filmado no espaço pelas duas câmeras é recebido por um satélite terrestre para que não se perca nenhum detalhe. O sistema foi construído GPS – sistema de posicionamento global que permite a localização via satélite e reproduz as informações em mapas. As imagens eram recebidas em terra a cada 15 segundos.
O lugar escolhido para soltar o balão foi um deserto que fica em Nevada, nos Estados Unidos. Quando já voava por 1h23 e chegou a 30 mil m de altura, a poltrona se soltou do balão e se desintegrou no espaço. O balão retornou à Terra em 24 minutos.
O que pode ser filmado pelos equipamentos vai ser usado no comercial, inicialmente previsto para ser apresentado em países europeus.
A empresa já planeja um segundo comercial com as imagens espaciais do balão para sua linha nova de laptops. Provavelmente, a próxima propaganda vai mostrar o retorno do equipamento à Terra.









