O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) só deverá entregar na próxima segunda-feira o "[RAP"[ (Relatório de Análise de Perturbação) relativo ao apagão ocorrido na semana passada. O diretor geral do órgão Hermes Chipp fez um balanço preliminar e levantou duas hipóteses para o blecaute, ambas relacionadas ao clima: a queda de um raio ou o efeito das chuvas que reduziram a resistência de equipamentos do sistema.

Para Chipp, o curto-circuito provocado pelas condições climáticas adversas foi uma ocorrência "raríssima" que, segundo ele, jamais havia sido detectadas anteriormente. O diretor da ONS lembrou que, desde 2000, haviam sido registrados nove contingências triplas, ou seja, três curtos-circuitos seguidos semelhantes ao ocorrido na semana passada.

A diferença, explicou, é que os curtos aconteceram próximo à subestação de Ivaiporã (PR), quando as três linhas de transmissão paralelas tinham cerca de 1 km de distância. Normalmente, acrescentou, essas linhas ficam separadas por 20 km.

Além disso, entre o primeiro e o terceiro curto, houve um espaço de três a cinco segundos. "Desta vez, do primeiro para o terceiro curto, não houve nem um segundo de diferença. É uma ocorrência raríssima que dificultou a recuperação do sistema", afirmou em entrevista na sede da ONS.

Chipp avaliou que nenhum sistema do mundo está imune a blecautes, e descartou a ação de hacker, alegando que a rede de operação não está conectada à internet, e que os comandos do sistema são feitos por voz.

Sobre a possibilidade de construção de um sistema duplo para prevenir possíveis falhas, o diretor ponderou que a medida seria "antieconômica", elevando o custo das tarifas de energia.

"É antieconômico planejar uma ocorrência dessa, que é muito incomum. Em nenhum dos principais sistemas do mundo existe uma prevenção como essa".

Chip admitiu que o ONS foi avisado pelo Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) sobre condições adversas no início da tarde da última terça-feira (10) e que, em função disso, foi reduzida a carga das linhas de transmissão. No momento do apagão, porém, ele garantiu que não havia aviso de condições muito ruins, embora houvesse chuva e ventos em menor intensidade.