Faeal/Senar lançam em Taquarana Programa Útero é Vida

18/11/2009 02:15 - Interior
Por Redação

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas, Álvaro Almeida, lança nesta quarta-feira, dia 18, na cidade de Taquarana, município localizado no agreste alagoano, o programa de prevenção do câncer do colo do útero da mulher rural, Útero é Vida.

Durante o dia de atividades – das 8h às 17 h – as mulheres da zona rural do município terão acesso a atendimento médico, exames preventivos e transporte gratuito.

As dependências da Escola Edgar Tenório de Lima, localizada no distrito de Lagoa Grande, servirão de palco para a realização do programa em Taquarana.

“Estamos desenvolvendo mais uma ação com recursos do produtor rural. Este programa, é uma preocupação com a saúde da mulher do campo que o Senar e a Faeal estão tendo”, frisou o presidente Álvaro Almeida, lembrando que no próximo ano o programa deve ser levado a uma média de 15 municípios alagoanos.

O objetivo do programa é percorrer as regiões do País com maior incidência da doença e aumentar o acesso das mulheres rurais aos atendimentos básicos na área de saúde com a realização de exames laboratoriais como o papanicolau.

Durante o dia de atividades, serão realizadas palestras sobre higiene, nutrição, planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis para incentivar a prevenção da doença.

Este ano, o programa de prevenção, que foi lançado oficialmente na cidade de Augustinópolis/TO, também será realizado nos municípios de Estrela de Alagoas (19), na Escola Pinto de Araújo, localizada no distrito de Lagoa da Areia do Ciríaco; Chã Preta (25), no posto de saúde e escola municipal Presidente Eurico Dutra, e no município de Quebrangulo (26) no colégio Elias de Holanda, posto de saúde Antero Tenório e na Creche Auta Bastos.

O programa Útero é Vida também será realizado no município de Carneiros, no dia 2 de dezembro, no posto de saúde da comunidade Furnas.

O câncer do colo do útero é um dos mais comuns entre as brasileiras. Em geral, tem crescimento lento e pode não apresentar sintomas.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..