O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta terça-feira (17) em Brasília que os equipamentos que gerenciam a distribuição de energia do Operador Nacional do Sistema (ONS) são seguros e não são suscetíveis a hackers. Na segunda-feira (16), o órgão confirmou que seu site na internet foi atacado dois dias após o apagão da última terça-feira (10), que afetou 18 estados por cerca de quatro horas.

Reunião no Rio

De acordo com o secretário, técnicos do ONS estão reunidos no Rio de Janeiro nesta terça para analisar o que aconteceu no dia do apagão. Um relatório com as conclusões deste grupo pode ser divulgado ainda hoje.

Reunião em Brasília

O grupo criado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vai analisar esses dados. O grupo se reuniu pela primeira vez nesta terça em Brasília para acompanhar as investigações e avaliar o desempenho do sistema durante o blecaute e outras ações que podem deixá-lo sistema mais seguro. O grupo tem 30 dias para apresentar conclusões.

 

A criação do grupo foi anunciada nesta segunda em nota divulgada pelo MME. O ministério afirma ainda que, por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o grupo de trabalho foi criado para acompanhar os estudos e as análises das causas do blecaute, assim como propor medidas que aumentem o grau de segurança do sistema de fornecimento de energia.