Uma técnica em enfermagem do Hospital Universitário da Ulbra, em Canoas (RS), é suspeita de intoxicar ao menos 11 recém-nascidos da maternidade. Ela foi indiciada por tentativa de homicídio e encaminhada neste sábado (14) para o presídio Madre Pelletier, em Porto Alegre.
Segundo a polícia, ela confessou ter sedado as crianças com substância derivada da morfina. A mulher alegou estar em quadro depressivo por conta da separação dos pais, informou o delegado Guilherme Pacífico, da 1ª Delegacia de Canoas.
Na semana passada, alguns bebês apresentaram dificuldade respiratória e chegaram a ser internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Exames de laboratório mostraram a presença de tranquilizantes no sangue dos bebês, segundo o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul.
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, afirmou que a substância usada para dopar as crianças poderia ter provocado a morte dos bebês. Elas apresentam quadro clínico estável, por terem sido socorridas a tempo.
Por causa da situação, o Centro Obstétrico do hospital universitário suspendeu temporariamente o atendimento a gestantes em trabalho de parto, que devem se dirigir até o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas. A polícia também investigará outros locais onde a suspeita trabalhava, nos hospitais Regina, de Novo Hamburgo, e Nossa Senhora das Graças, em Canoas.