Está prevista a participação de 1.103.173 estudantes, em 997 municípios, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2009) que avaliará, neste domingo, calouros e formandos de 27 carreiras universitárias. Quem deixa de fazer o Enade não recebe diploma, salvo alunos que estejam matriculados, no exterior, em universidade conveniada com a instituição de origem.
Pela primeira vez, o Enade será aplicado a todos os iniciantes e concluintes das 27 carreiras avaliadas. Até o ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sorteava uma amostra de universitários.
A mudança teve o objetivo de dar mais credibilidade ao exame, que ainda não recebeu a adesão da Universidade de São Paulo (USP) nem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com o fim da amostra, o Enade volta a ser como era o Provão, que até 2003 avaliava todos os formandos dos cursos selecionados.
O Enade 2009 também avaliará pela primeira vez as faculdades de estatística e relações internacionais, além de sete cursos tecnológicos: design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.
A prova será realizada no domingo, a partir das 12h (horário de Alagoas). O Inep recomenda que os universitários cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Basta levar documento de identidade.

