Uma biografia não autorizada é sempre fonte de delírio para os mais curiosos. Mais ainda se a história contar os bastidores de uma das séries de maior sucesso da TV americana e que conquistou o mundo. Saiu nos EUA o livro The Simpsons: An Uncensored, Unauthorized History, algo como Os Simpsons, a história sem censura e não autorizada (em tradução livre), de John Ortved. (Faber & Faber, 352 páginas, US$ 27 – cerca de R$ 47).

São depoimentos e entrevistas coletados pelo jornalista canadense sobre os bastidores da série da rede de TV americana Fox, que completou 20 anos. Como em toda biografia não autorizada, o livro promete causar polêmica, revelando segredos entre os produtores, escritores e animadores da série. Um jogo de poder e ambição pelo controle do seriado, que nada tem a ver com as piadas de Homer.

O autor embasa muitas das declarações polêmicas do livro com depoimentos de seus entrevistados, mas mesmo assim não evitou a ira do canal Fox e dos criadores da série, que tentaram impedir a publicação. Ortved diz até que, enquanto fazia as entrevistas, o produtor James L. Brooks proibiu seus funcionários de fornecer informações da série. E foi além, em artigo publicado no site The Daily Beast, quando falou da importância da marca.

- Os Simpsons é uma marca muito valiosa, como a Coca-Cola, o Mickey Mouse ou as linhas aéreas Virgin. A rentabilidade dela é relacionada diretamente a sua imagem percebida, uma imagem que meu livro estaria desafiando.