O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) determinou ontem, segunda-feira, 26 de outubro, que o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) designem nova data de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 22 alunos judeus, ligados ao Centro de Educação Religiosa Judaica de São Paulo.
A medida foi representada pelo advogado Rogério Terra. O desembargador federal Mairan Maia é o relator do processo no TRF-3.
O Enem será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro - respectivamente, sábado e domingo. A tradição judaica contempla o shabat - quando, aos sábados, os fieis ficam impedidos de realizar determinadas atividades. A decisão do TRF-3, no entanto, só faz menção a este grupo de alunos. Por enquanto, não está prevista medida que abarque toda a comunidade de alunos brasileiros que seguem a religião judaica.