A direção da Rede TV! revelou há poucos dias a sua intenção de acabar com a venda de horários em 2010. Que os anjos do céu digam amém! Há muito se busca maior equilíbrio, em defesa de uma televisão melhor e da preservação do próprio mercado de trabalho. Mas o panorama ainda é desanimador.
Hoje, o "21", empresa do Grupo Bandeirantes, com 22 horas/dia vendidas, está praticamente entregue nas mãos da Igreja Mundial, de Valdemiro Santiago. Um caso ou número tão extremo, que nem deve ser contabilizado.
Aplicando-se o mesmo a SBT e Globo, emissoras sempre contrárias a esta prática, a Rede TV! hoje ocupa folgada liderança no repasse de espaços entre todas as grandes redes de televisão. Em um mês, são vendidas 318 horas e 20 minutos contra apenas 363 horas de produção própria. Uma relação muito distante da desejada. A seguir, dentro do mesmo quadro, aparece a Record, que tem a IURD como única e principal cliente. No confronto do que é produzido por ela, 492 horas, 181 horas e 20 minutos são ocupadas pela Igreja Universal.
E, por último, a Bandeirantes, 519 horas próprias e 153 horas e 40 minutos vendidos.
Este é o quadro. Em alguns casos, bem tenebroso.