Com cinco livros de poesia publicados – e também alguns cordéis – o escritor e artista visual Tchello d’Barros tem desenvolvido um projeto de itinerância com sua exposição de poesia visual intitulada ‘Convergências’, que apresenta uma retrospectiva de sua produção na modalidade específica da poesia visual, desde 1993, quando produziu o primeiro trabalho. A mostra estreou em João Pessoa/PB, passou discretamente por Maceió/AL e foi apresentada num congresso de literatura lusófona em Blumenau/SC, sendo posteriormente apresentada no Rio de Janeiro/RJ. Após a exposição na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, segue p/ Vitória/ES e em seguida p/ Natal/RN. Em 2010 cumprirá roteiro por diversas capitais brasileiras. Para essa mostra em Maceió as imagens serão plotadas com impressão digital sobre película adesivada em painéis com iluminação direcionada. O autor estará presente na mostra apresentando o trabalho e realizando uma ação de divulgação da poesia visual, essa vertente literária que dialoga com as artes visuais.
Palavraria Pública
A mostra apresenta também o álbum fotográfico Palavraria Pública, um exercício de street photography, onde o autor fotografa – no Brasil e em diversos países - recortes de frases em placas, out-doors, fachadas de lojas, etc, resultando num diálogo inusitado com as obras de Poesia Visual.
Depoimento de Tchello d’Barros
A Poesia Visual no Brasil tem retomado fôlego após o advento da Internet, onde os autores tem alcançado uma maior visibilidade à sua produção, bem como nota-se o surgimento de uma nova geração de poetas visuais, tratando de temas contemporâneos e valendo-se das novas mídias como estratégia de produção e divulgação. Pessoalmente considero interessante a possibilidade de levar o poema até o público no formato de exposições, o que permite um contato maior com as pessoas, que em geral, ainda desconhecem essa modalidade de expressão literária.
Crítica
Segundo o poeta Hugo Pontes, principal pesquisador de poesia visual no Brasil: “E entre os vários nomes que sobressaem (em âmbito nacional) está o de Tchello d’Barros, poeta visual cuja obra ganha dimensão na atualidade com seus poemas plenamente realizados, dentro de uma proposta visual que prima pela qualidade, remetendo para o observador o desafio que instiga uma interpretação não-linear e de caráter universal.
Para tanto é importante que sejam observados nesta mostra, denominada ‘Convergências’, poemas como: A Tei@, Preconceito, Arrobada, Me Dê Cifra, Face Fácil e os outros trabalhos que - com muito humor - nos trazem mensagens de caráter crítico, social, político e econômico sobre os diversos ângulos do nosso cotidiano.”
SERVIÇO
Quê: exposição de Poesia Visual ‘Convergências’
Quem: escritor Tchello d’Barros
Local: Centro de Convenções Ruth Cardoso – Maceió/AL
Entrada franca
Visitação: 31 out à 08 nov 2009
Horários: 10 às 22h
Coordenação da Bienal: Sheila Maluf
Mais informações: Tchello d’Barros (0..82) 8857-1967 tchello@tchello.art.br